ARACAJU/SE, 30 de outubro de 2024 , 0:30:09

logoajn1

Prevenção ao suicídio é tema de palestra no Tribunal de Justiça de Sergipe

 

O Centro Médico do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) realiza na segunda-feira (12), às 8h, mais uma palestra virtual inserida no Projeto Meses Coloridos. Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, o tema será “Vamos Conversar Sobre a Vida?” e terá como palestrante a Médica Psiquiatra do Centro Médico, Dra. Ana Rita Menezes da Silva de Pineyro. O evento será transmitido pelo canal TJSE Eventos, no YouTube.

O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS, em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. Incluindo os episódios subnotificados, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. As taxas variam entre países, regiões e entre homens e mulheres. No Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio. As taxas entre os homens são geralmente mais altas em países de alta renda (16,6% por 100 mil). Para as mulheres, as taxas de suicídio mais altas são encontradas em países de baixa-média renda (7,1% por 100 mil).

Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.

Fonte: Agência TJSE

Você pode querer ler também