Da redação, AJN1
A Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE), através da procuradora regional Eunice Dantas divulgou na manhã de hoje (24) a relação com as treze candidaturas que tiveram os pedidos de impugnação dos registros. Entre os nomes estão o do ex-prefeito de Estância, Ivan Leite (PRB), candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo senador Eduardo Amorim (PSDB); do ex-deputado federal Rogério Carvalho (PT), candidato ao Senado; e do ex-prefeito de Capela Manoel Messias Santos Sukita, que é candidato a deputado estadual.
“Em termos de ação de impugnação de registro candidatura foram 13. Alguns outros casos mais simples não entramos com pedido de impugnação de candidatura, fizemos um parecer pelo indeferimento do registro de candidatura. Casos simples como ausência de desincompatibilização no prazo correto e filiação partidária. Casos mais graves que se enquadram no Lei da Ficha Limpa nós entramos com os pedidos de impugnação”, explicou a procuradora Eunice Dantas.
A procuradora ressaltou que o caso mais grave, no entender da PRE/SE, é o de Sukita pela quantidade dos casos de inelegibilidade. “A maior parte dos impugnados tem no máximo duas e Sukita tem até seis. Ele tem praticamente todas as alíneas da Lei de Ficha Limpa. Sukita tem condenação criminal transitado em julgado pelo Tribunal de Justiça; condenação criminal confirmada pelo TRE; contas julgadas e condenação por improbidade julgado pelo TRF da 5ª Região; contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União e do Tribunal de Contas do Estado. O caso dele é de inelegibilidade chapada. Ele está inlegível”, destacou Eunice Dantas, acrescentando que diante desse quadro Sukita dificilmente conseguirá reverter essa situação.
Ainda de acordo com a procuradora do MPE, a utilização de um helicóptero na campanha de Sukita está sendo apurada. “Estamos entrando com algumas medidas. O uso do helicóptero está sendo averiguado tanto pelo abuso na questão eleitoral quanto pela segurança da população”, lembrou Eunice Dantas. Os candidatos podem recorrer e o prazo para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgar todos os registros vai até o dia 17 de setembro.
Confira a lista das 13 candidaturas com pedido de impugnação:
01. Manoel Messias Santos (PTC) – candidato a deputado federal
02. Luciano Bispo (MDB) – candidato a deputado estadual
03. Goretti Reis (PSD) – candidato a deputada estadual
04. Ivan Leite (PRB) – candidato a vice-governador
05. Rogério Carvalho (PT) – candidato ao Senado
06. Adalberto Mendes Neto (PP) – candidato a deputado estadual
07. Antonio Claúdio Santos das Neves (PPL) – candidato a suplente de senador
08. Arivaldo Resende, o Vardo da Loteca (PTB) deputado estadual
09. Francisco Sergio Matos Tavares (PMN) deputado estadual
10. Ildomário Santos Gomes (Rede) – suplente senador rede
11. José Agnaldo Neves Cunha (PR) – suplente de senador
12. José Luis da Mota Cruz (PSL) – candidato a deputado federal
13. Luis Santana de Carvalho (Podemos) candidato a deputado estadual