ARACAJU/SE, 28 de novembro de 2024 , 12:58:04

logoajn1

Professor Diego Menezes recebe Título de Cidadão Aracajuano

 

Com autoria do vereador Pastor Diego (PP), o Pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Tiradentes (Unit), professor doutor Diego Menezes recebeu na sexta-feira (31), o Título de Cidadão Aracajuano, maior honraria da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A solenidade aconteceu de forma discreta no gabinete do presidente da CMA, vereador Ricardo Vasconcelos (Rede).

O homenageado ficou emocionado com a oportunidade de ser consagrado com o Título de Cidadão Aracajuano. “Não existem palavras para traduzir a emoção em receber essa honraria, em especial, ao lado das pessoas que muito me acolheram e incentivaram aqui: os fundadores Jouberto Uchôa e Amélia Cerqueira Uchôa. Eles representam o grande motivo de eu ter vindo e aqui ter ficado por sete anos. É uma grande honra receber esse título das mãos do nosso querido vereador pastor Diego, uma pessoa que admiro muito enquanto ser humano e enquanto parlamentar que é, extremamente atuante e atento às questões sociais reais. Espero continuar fazendo jus à honraria, pois eu não saio de Aracaju, continuo aqui, só estou tendo que voltar fisicamente para casa, pois existe uma questão familiar que preciso dar atenção”, revela Diego Menezes.

“Dr. Diego é um amigo e tem uma missão na Unit enquanto Pró-reitor, mantendo um papel muito importante para a Educação, sempre com diálogo aberto para relações institucionais, buscando ser um parceiro para as sociedade aracajuana. Hoje me sinto muito feliz e realizado em ser o autor dessa propositura e ter entregue ao Dr. Diego o Título de Cidadão para alguém que tanto se dedica para Educação de nossa cidade e estado. Hoje ele não é apenas aracajuano de coração, mas é aracajuano de fato e de direito por tudo que ele contribuiu e contribui com nossa cidade”, disse o autor da iniciativa, vereador Pastor Diego.

Para o presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos, o momento é mais que merecido pelas contribuições do professor Diego à Educação em Aracaju. “Mais uma honraria que a CMA concede a um cidadão que não nasceu em nossas terras mas que conquistou todo o povo de Aracaju e desempenhou relevantes serviços para a sociedade. Tenho certeza que Dr. Diego recebe essa honraria de coração entendendo a importância deste Título. Fazemos esse reconhecimento a todo aquele que deixou uma marca na nossa sociedade. Diego é merecedor e faz jus a essa homenagem”, comenta.

A fundadora do Grupo Tiradentes (GT), professora Amélia Cerqueira Uchôa, fez questão de participar deste momento. “A Unit deve muito, mesmo, ao professor Diego. Mas vou torcer para que a saudade bata bem forte nele para que volte o quanto antes. Agora, chegou a hora de ele dar uma assistência maior a sua mãe e toda família, então tivemos que ceder, família em primeiro lugar. Mas ele sabe o respeito e admiração que tenho por ele e vamos aguardar que ele retorne para Aracaju”, revela a professora Amélia.

O reitor da Unit e fundador do GT, professor Jouberto Uchôa, também fez questão de participar do momento. “É uma demonstração de gratidão a ele que, com a juventude que tem, é uma revelação na Unit, com um trabalho de excelência valorizado por todos. Tenho que me curvar e aceitar que ele irá voltar para casa. Espero que ele possa um dia voltar”, comenta o professor Uchôa.

Mini currículo

O professor Diego Menezes é natural de Salvador (BA), é doutor em Biotecnologia em Saúde e em Medicina Investigativa pela Fundação Oswaldo Cruz. Lecionou em universidades na Bahia, produziu diversos artigos científicos e já conquistou 23 prêmios.

Também atua como representante nacional das instituições de Ensino Superior Privadas do Brasil e membro de conselhos de administração de entidades de grande importância, como da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Sergipe; de Parques Tecnológicos, de Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), entre outras agências de fomento nacionais e internacionais.

Em 2020, assumiu o cargo de vice-presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI), representando a região Nordeste. Em 2022, foi nomeado como membro relator da comissão responsável pelo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). Também em 2022 recebeu o Título de Cidadania Sergipana, uma propositura do então presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo.

Em 2016 mudou-se para Sergipe, convidado a ser o presidente do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), vinculado ao Grupo Tiradentes. Em 2019, acumulou a função de Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Tiradentes, onde hoje, 31, encerra seu ciclo.

Fonte: Asscom Unit

Você pode querer ler também