ARACAJU/SE, 2 de novembro de 2024 , 5:37:41

logoajn1

Programa de redução de energia por pequenos consumidores deve começar dia 1º de setembro

 

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que o governo está “em vias” de concluir a formatação de um programa que criará incentivos para pequenos consumidores reduzirem voluntariamente o consumo de eletricidade. Ele afirmou que o programa deve ser iniciado no dia 1º de setembro.

Ao lado de autoridades do setor elétrico, Albuquerque participou de uma entrevista coletiva no ministério para falar sobre a atual crise hídrica e medidas que estão sendo tomadas pelo governo para minimizar os riscos de um racionamento.

De acordo com o ministro, os meses de julho e agosto foram “os piores” da série histórica de monitoramento do setor. “As perspectivas para o futuro que temos agora em termos de precipitações, até o fim do período seco, não são boas”, alertou.

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) editou decreto que determina a redução do consumo de energia elétrica, entre 10% e 20% na administração pública federal, autarquias e fundações. A medida irá vigorar entre setembro de 2021 e abril de 2022. A regra não vale para as estatais.

Segundo a Secretaria-Geral da Presidência, o decreto estabelece várias recomendações visando redução do consumo de energia elétrica, como limitação de uso de ar-condicionado, otimização de uso de computadores e redução de iluminação.

Fonte: Valor Econômico

Você pode querer ler também