A deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) apresentou uma indicação na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) solicitando que o governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promova a distribuição gratuita do álcool etílico 70% para as pessoas que se encaixam nos grupos de risco de baixa renda e pessoas em situação de rua no Estado. A medida da parlamentar se soma ao conjunto de ações já propostos pela Alese para o combate à pandemia do coronavírus.
Kitty Lima justifica sua propositura com os argumentos da Organização Mundial da Saúde (OMS) de controla da disseminação da doença, além da manutenção da sustentabilidade dos sistemas de saúde. A parlamentar alerta para a necessidade de contínua conscientização das pessoas, sobretudo no que se refere à higienização das mãos.
“Em nota assinada pelo Conselho Federal de Química, foi feito o esclarecimento de que o álcool etílico (etanol) é um eficiente desinfetante de superfícies/objetos e antisséptico de pele. Para este propósito, o grau alcoólico recomendado é 70%, condição que propicia a desnaturação de proteínas e de estruturas lipídicas da membrana celular, e a consequente destruição”, justifica a parlamentar em sua indicação
Por fim, Kitty Lima reforçou sobre a dificuldade dos grupos de risco de baixa renda e pessoas em situação de rua no Estado. “Principalmente em momentos de epidemia. É imprescindível a ação estatal em dar assistência a essa parcela da população”, defende a deputada.
Fonte: Ascom Parlamentar