Com as derrotas de seus candidatos no segundo turno em Vitória e no Recife, pela primeira vez na história o PT não conquista nenhuma capital no país. O resultado foi pior do que em 2016 quando a sigla, desgastada com a Operação Lava Jato, havia conquistado apenas a prefeitura de Rio Branco (AC). Desde 1985 o PT conquistou pelo menos uma capital em todas as eleições municipais até então.
O resultado da sigla contribuiu para que a esquerda tenha registrado, nesta eleição, seu pior resultado desde 1985, com a eleição de apenas cinco prefeituras: Fortaleza (PDT), Recife (PSB), Belém (Psol), Maceió (PSB) e Aracaju (PDT).
Atualmente, contudo, o PT já não administra nenhuma capital, pois petista Marcus Alexandre foi eleito prefeito de Rio Branco, mas em 2018 ele renunciou ao cargo para concorrer ao governo do Acre. E acabou perdendo. Mas, se em 2016, o PT só havia vencido em Rio Branco entre as 96 maiores cidades do país, este ano obteve quatro vitórias, mas todas em cidades do interior.
Além de ficar de fora das capitais, o PT teve seu pior desempenho na história na cidade de São Paulo. Jilmar Tatto, o candidato do partido na capital paulista, ficou em sexto com 8,6% dos votos.
Fonte: Jornal O Globo