Representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Hospital de Amor de Lagarto estiveram nesta quarta-feira (3) no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves (Huse), em Aracaju, para uma visita técnica, com o intuito de alinhar uma possível parceria entre a SES e Hospital do Amor de Lagarto na oferta dos serviços de oncologia no estado. Também esteve presente o secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro.
Na oportunidade, foi entregue a licença sanitária concedida pela Vigilância Sanitária para funcionamento do prédio do serviço ambulatorial no complexo onde funcionará o Hospital de Amor de Lagarto. Dessa forma, a unidade passa a ter a autorização para ofertar os serviços de tomografia, ressonância magnética e quimioterapia.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, esse momento também foi uma oportunidade para apresentar a estrutura do setor de Oncologia do Huse e colocar o Estado à disposição, com o intuito de manter um acordo de cooperação entre os dois serviços, com objetivo de melhorar a qualidade do diagnóstico e tratamento do câncer no estado.
“Estamos colocando a estrutura do Huse à disposição para que eles complementem com as estruturas que já estão prontas em Lagarto. Esse é o primeiro passo para que a gente possa cuidar dos pacientes oncológicos no seu contexto integral, discutindo ideias com o corpo clínico do Huse, com mais profissionais do Hospital de Amor de Lagarto e ver qual é o papel de cada um nessa força-tarefa que é de tratar os pacientes com câncer aqui em Sergipe”, explicou o secretário.
Unacom do Huse
A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) denominada Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite é referência em todo o estado para o tratamento e acompanhamento de pessoas com câncer. Os pacientes que chegam com o diagnóstico são atendidos em diversas especialidades médicas, oncologistas e radioterapeutas, além de equipe multidisciplinar especializada. Os usuários passam por consultas, exames e tratamento radioterápico, quimioterápico e cirúrgico.
Mensalmente, são realizadas mais de duas mil consultas ambulatoriais e uma média de 300 atendimentos gerais na Unacon por dia. Atualmente não há de radioterapia e quimioterapia e cerca de 80 cirurgias oncológicas são realizadas por mês.
Fonte: Secom