Após ser velado no salão nobre da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o corpo do ex-deputado Rosendo Ribeiro Filho, o “Ribeirinho”, 91, que morreu na manhã de hoje (8) no Hospital São Lucas, em Aracaju, seguiu para cidade Lagarto, onde terá sequência o velório. O seputalmento está previsto para às 10h desta segunda-feira (9) no cemitério Senhor do Bomfim.
O neto de Ribeirinho, o deputado federal Gustinho Ribeiro, disse que o momento é de dor e saudade, mas sobretudo de reconhecimento, valorização e orgulho do legado construído e deixado pelo avô. “Ribeirinho construiu sua trajetória política pautada no cuidado com os mais pobres. Ele carrega essa marca desde início da sua trajetória política, com mais de 50 anos de atuação”, frisou o parlamentar, acrescentando que o avô foi “um homem que construiu muitas amizades por onde passou. Coração bondoso, carismático e amigo. É gratificante ouvir as histórias dos amigos e de pessoas que conviveram com ele”.
A inquietação do político Ribeirinho foi destacada pelo ex- governador Albano Franco. Segundo ele, Ribeirinho tinha um estilo próprio e só pensava em ajudar o município de Lagarto. “Ribeirinho tinha visão e espírito público e é por isso que ele sempre foi um homem reconhecido como uma das maiores lideranças do estado de Sergipe”, salientou.
O empresário José Carlos Machado que foi colega de parlamento de Ribeirinho lembrou dos bons debates que dividiram na casa. Machado se considerou um privilegiado por ter convivido com o ex-deputado, lembrando que qualquer que fosse o assunto que Ribeirinho presenciasse, fazia com muita competência.
O desembargador Cezário Siqueira Neto ressaltou as qualidades do ex-deputado. Para ele, Ribeirinho foi uma pessoa extraordinária que contribuiu muito para o estado de Sergipe e, principalmente, para a região de Lagarto, onde ele tinha um grande eleitorado e por quem tinha um amor muito grande. “Um político que teve um ciclo grandioso, um político à moda antiga”, disse o desembargador.
O líder do governo na Casa Legislativa, o deputado estadual Zezinho Sobral, também prestou condolências aos familiares do ex- deputado. Ele destacou que Ribeirinho, como era conhecido, foi um homem que dedicou a vida a fazer política com “P”maiúsculo, uma política antagonista em Lagarto. “Seu legado foi de construir um Sergipe melhor, de construir uma região melhor e de trabalhar pelo seu município com amor e dedicação”.
Colega de Ribeirinho na Alese, a ex-deputada estadual e conselheira do Tribunal de Contas de Sergipe, Susana Azevedo, lembrou que ele fazia política com amor e muita dedicação.
Laços de amizade foram destacados pela deputada Maria Mendonça, ao falar da convivência, do carinho e do respeito vividos na Assembleia. “Na Alese, Ribeirinho foi colega do meu pai, do meu irmão José Teles e meu. E eu ainda fui colega do neto dele”, disse Maria acrescentando que o ex-deputado era um homem de palavra e de muitos amigos.
*Com informações Rede Alese