A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou, nesta quarta-feira (19), um projeto de lei que permite a policiais aposentados trabalharem na segurança de escolas públicas no estado. A proposta foi encaminhada nesta terça-feira (18) pelo governador Jorginho Mello (PL) e aprovada com urgência pela Casa, duas semanas após um ataque a escola em Blumenau (SC) matar quatro crianças.
Em primeira votação, foram 32 votos sim e nenhum voto não. Na segunda, o placar foi de 31 a zero. O texto agora segue para sanção de Jorginho Mello.
A proposta, chamada de “Escola Mais Segura”, prevê a criação do Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública (CTISP), permitindo a mais de mil inativos trabalharem na segurança de escola. Os cálculos apontam para vencimentos de até 4,1 mil reais aos trabalhadores, já incluído benefício como vale-alimentação. O valor não interfere na aposentadoria.
O texto foi aprovado pelas comissões da Alesc em poucos minutos e aprovada em plenário com apoio inclusive de partidos de oposição, como o PT. Ontem, Jorginho estava em audiência com Lula sobre o tema (por mais que ele tentasse esconder o fato).
Fonte: O Antagonista