O senador José Maranhão (MDB-PB), de 87 anos, morreu nesta segunda-feira (8) em São Paulo em decorrência de complicações da covid-19. Ontem, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), decretou luto oficial de 24 horas pela morte do senador paraibano.
A senadora Maria do Carmo Alves (DEM/SE) usou as redes sociais para lamentar a morte do colega de parlamento. “Com muita tristeza soube do falecimento do nosso colega senador José Maranhão (MDB/PB), ontem à noite, em São Paulo, depois de vários meses de luta contra complicações decorrentes da covid-19. Um nordestino que honrava sua terra, amava seu povo e que estará na memória de todos, principalmente pelas obras que fez para lidar com a seca e levar água e dignidade aos sertanejos. Nossa solidariedade aos paraibanos por essa perda. À família e amigos do senador José Maranhão, nosso pesar neste grande momento de dor.”
Outro senador por Sergipe que se pronunciou através da redes sociais para falar do falecimento de José Maranhão foi Rogério Carvalho (PT/SE). “Com imenso pesar q recebemos a notícia do falecimento de mais um colega do @SenadoFederal vítima da COVID-19, Senador @josemaranhaopb. Perdemos um amigo e o Brasil perde um grande quadro da política nacional. Solidariedade aos amigos e familiares.”
Doença
Após votar no segundo turno das eleições municipais, o senador passou mal e foi levado ao hospital para fazer exames. No dia 3 de dezembro, ele foi transferido para o Hospital Nova Star, em São Paulo, com insuficiência respiratória provocada pela covid-19, quadro que evoluiu para uma pneumonia viral.
O corpo de José Maranhão será levado para Araruna (PB), sua cidade natal, onde ele será enterrado. José Maranhão era o senador mais velho da atual legislatura. Sua suplente, Nilda Gondim (MDB-PB), vai assumir a vaga de Maranhão no Senado. Desde janeiro, Nilda Gondim estava exercendo o cargo. O mandato da chapa vai até 2021.
Maranhão foi empresário e advogado formado pela Universidade Federal da Paraíba. Ele exerceu o mandato de deputado estadual por quatro vezes (1955-1969), foi deputado federal em três legislaturas (1983-1995), inclusive durante a Assembleia Nacional Constituinte. Atualmente, era presidente estadual do MDB.
Em 1994, Maranhão foi vice-governador da Paraíba durante a gestão de Antonio Mariz e assumiu o cargo quando Mariz morreu em 1995. Foi reeleito em 1998. Em 2000, José Maranhão se elegeu para seu primeiro mandato como senador. Em 2006 voltou a concorrer ao governo estadual, mas perdeu para Cássio Cunha Lima. Com a cassação de Cunha Lima, em 2009, Maranhão voltou a ocupar o cargo de governador da Paraíba. Em 2014 foi eleito senador pela segunda vez.
José Maranhão é o segundo senador a morrer de covid-19. Em outubro de 2020, Arolde de Oliveira morreu após cerca de um mês internado.