ARACAJU/SE, 31 de dezembro de 2025 , 16:04:32

Sergipe avança em emprego e renda com queda da pobreza

 

Em meio aos avanços econômicos e sociais registrados no país em 2025, Sergipe também apresentou resultados positivos. No estado, 203 mil pessoas deixaram a situação de pobreza, reflexo de políticas públicas que, desde 2023, contribuíram para a geração de 43,7 mil empregos formais.

Os dados acompanham o cenário nacional, marcado pela saída do Brasil do Mapa da Fome, pela redução da pobreza ao menor patamar da série histórica e pelo menor índice de desemprego dos últimos 13 anos. Entre as medidas de impacto direto na renda, está a ampliação da justiça tributária, com a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil mensais.

Em Sergipe, a mudança terá efeito concreto no bolso da população. A partir de 2026, cerca de 104 mil contribuintes no estado que ganham até esse valor deixarão de pagar Imposto de Renda, passando a ter mais recursos disponíveis no orçamento mensal.

No cenário nacional, 2025 também foi marcado por investimentos em infraestrutura, avanços na educação — com 4 milhões de estudantes atendidos pelo programa Pé-de-Meia — e na saúde, com recorde de cirurgias realizadas pelo SUS e ampliação da gratuidade de medicamentos por meio do Farmácia Popular. As ações alcançaram todas as unidades da Federação, com impactos diretos nos estados, incluindo Sergipe.

Na saúde, Sergipe viu o número de profissionais do Mais Médicos aumentar, chegando a 285 em atuação. No Farmácia Popular, 224 mil sergipanos foram atendidos. Na educação, 64 mil adolescentes recebem o incentivo do Pé-de-Meia para concluírem seus estudos e, na habitação, 33 mil famílias sergipanas terão realizado, até 2027, o sonho da casa própria por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.

*Com informações Secom PR

 

Você pode querer ler também