O Governo de Sergipe recebeu, do Ministério da Saúde, mais 20 respiradores mecânicos, fundamentais para pacientes com covid-19 que precisam de leitos de terapia intensiva. Os aparelhos chegaram à Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta segunda-feira (20).
Com estes, já foram recebidos 150 respiradores, tanto fixos quanto móveis. Eles serão encaminhados para abertura de novos leitos, que já totalizam 201 somente na rede pública.
Através das redes sociais o governador Belivaldo Chagas (PSD) comemorou a chegada dos respiradores e agradeceu ao ministro da Saúde. “E vamos começar a semana com notícia boa, com mais 20 respiradores fixos que chegaram a Sergipe nesta segunda-feira! Quero aqui agradecer publicamente ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, por toda a atenção que ele tem dado ao nosso estado desde que assumiu durante esta pandemia. Com estes 20 novos respiradores, chegamos a 150 – entre móveis e fixos – enviados pelo Governo Federal, com mais 10 da Fundação Itaú, que estão ajudando ao nosso plano de expansão de leitos de UTI.”
O governador lembrou que a dificuldade agora é em relação a montagem das equipes médicas. “A nossa dificuldade agora é em relação à montagem das equipes para compor estes leitos, já que há um problema em todo o país de encontrar profissionais da área, e de nada adianta abrir leitos se não tiver gente qualificada para trabalhar neles. O momento então não pode ser de euforia, de abrir a guarda, mas de continuar atento e se cuidando para que possamos vencer esta fase ainda tão delicada em todo o mundo.”
*Com informações ASN