A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) realizou, nesta quarta-feira (24), a Sessão Especial em Comemoração aos 30 anos da Defensoria Pública de Sergipe. A autoria da propositura é do presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade (PSD).
O deputado Cristiano Cavalcante (União Brasil) felicitou os defensores e destacou a importância da visita de representantes de outros estados para participar do evento. Foram recebidos defensores de 25 estados diferentes.
“A Casa está em festa, recebendo defensorias de todo o Brasil, e principalmente, a de Sergipe que completará 30 anos e vem prestando um grande serviço à sociedade sergipana”, falou o parlamentar.
O secretário-geral da Mesa Diretora da Alese, Igor Albuquerque falou que a Defensoria Pública, mais do que pelas leis, está prevista na Constituição Federal. Ele citou a forma de trabalho do órgão perante a sociedade.
“Ela tem uma missão muito nobre de levar o acesso à Justiça às pessoas que não podem pagar, estes advogados do povo exercem um papel cada vez mais fundamental, inclusive na garantia da plena cidadania para as pessoas. A Defensoria Pública de Sergipe, ao longo destes 30 anos, vez se notabilizando porque ela está presente em cada vez mais municípios sergipanos, atendem de maneira rápida e eficiente a quem procura os serviços”, afirmou.
A homenagem, concedida nesta quarta-feira, celebra as três décadas do órgão. Igor Albuquerque salientou que este reconhecimento vem sendo dado ao longo dos anos através dos trabalhos realizados na Assembleia.
“É o reconhecimento da Casa do Povo sergipano a esta instituição e aos trabalhos que presta, mas esse reconhecimento não foi dado só no dia de hoje, vem sendo dado mediante o pronto apoio que a Casa Legislativa confere a todos os projetos da Defensoria Pública, afinal de contas, são com estes projetos que se permite que haja maior alcance das ações”, declarou.
O governador Fábio Mitidieri (PSD), homenageado com o recebimento do Colar de Honra ao Mérito da Defensoria Pública, felicitou os trabalhos realizados pelo órgão e parabenizou a realização da sessão especial.
“Faz um trabalho tão importante para a população e que, desde o ano passado, se somou ao Sergipe é Aqui, reforçando mais os nossos programas. Nós temos muito o que comemorar com o papel da defesa civil, por isso essa homenagem é justa e parabéns para a Assembleia Legislativa por fazer esta homenagem”, disse.
O defensor público geral do estado, Vinícius Menezes Barreto, afirmou que este é um momento ímpar. Ele lembrou que a lei que instituiu a Defensoria Pública iniciou o apoio que a Alese garante sempre ao órgão.
“É uma alegria receber essa homenagem da Assembleia Legislativa que é uma parceira de primeira hora da Defensoria Pública. Estar hoje nessa sessão em homenagem à lei que instituiu a Defensoria Pública nos moldes constitucionais, é uma honra e um orgulho para nossa história que é de muitos desafios”, falou.
O presidente do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), Oleno Matos, declarou a importância do órgão para a sociedade sergipana com os serviços prestados diariamente.
“É um momento ímpar a gente poder comparecer com quase todas as defensorias públicas do país e a gente ser recebido pelos poderes Legislativo e Executivo. Isso dá destaque ao papel da Defensoria Pública e para aqueles que a gente representa, que são os mais carentes. Ficamos muito felizes com o que a gente está vendo aqui”, acrescentou.
O corregedor-geral, José Léo de Carvalho Neto, disse que este é mais um dia festivo da Defensoria Pública e do povo de Sergipe. “Tem levado assistência Jurídica e a justiça social a todo cidadão de Aracaju e, hoje em dia, de todo Sergipe”, afirmou.
Fonte: Agência Alese