ARACAJU/SE, 1 de novembro de 2024 , 23:15:04

logoajn1

Sukita é condenado em mais duas ações por improbidade

Da redação, AJN1

O ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita, foi condenado em dois processos de improbidade administrativa, ajuizados pelo Ministério Público Federal (MPF) em Sergipe. Um deles diz respeito ao suposto desvio de recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O outro processo é sobre o superfaturamento na aquisição de medicamentos, equipamentos e serviços por dispensa de licitação, onde a então secretária de saúde do município, Luana Grassi, também foi processada.

Penas

Pelos desvios de recursos da educação, a Justiça Federal determinou que Sukita faça o ressarcimento integral, no valor de R$372.277,86, atualizado até a data em que foi proferida manifestação. Além disso, ele deve pagar multa civil no mesmo valor do dano causado.

Pelo superfaturamento na compra dos medicamentos, Sukita e Luana Grassi devem devolver aos cofres públicos o valor de R$ 342.618,15, em razão dos atos de improbidade administrativa cometidos por ambos.

Soltura

Sukita havia sido condenado pelo TRE-SE a mais de 13 anos de reclusão por suposta corrupção eleitoral, desvio de verbas públicas e autorização de despesas não previstas em lei. Ele cumpria pena no presídio de Nossa Senhora da Glória desde setembro de 2018.

Mas no último dia 11 de novembro, o juiz Hélio de Figueiredo de Mesquita Neto, da 7ª Vara Criminal de Aracaju, autorizou a soltura de Manuel Messias Sukita, em concordância com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de quinta-feira (7), que derrubou a possibilidade de prisão após condenação em 2ª instância.

Você pode querer ler também