ARACAJU/SE, 30 de outubro de 2024 , 2:37:53

logoajn1

Governo desiste de hibernação e decide privatizar Fafen-SE

O presidente Michel Temer garantiu ao ex-governador de Sergipe, Albano Franco, que a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) não vai fechar, mas, a Petrobras deverá iniciar o processo para privatização em substituição a decisão de hibernação da estatal. A audiência aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (16), no Palácio do Planalto. O encontro foi solicitado por Albano Franco para nova tentativa de intervir, visando à reversão da decisão da Petrobras de enceramento, em 31 de outubro próximo, das atividades produtivas da unidade.

A audiência demorou cerca de 30 minutos. Na oportunidade, o ex-governador Albano Franco entregou documento ao presidente, que na primeira parte relata o que classificou como “extremamente nocivas”, as consequências do fechamento da Fafen.

Na segunda parte, o documento elenca em cinco tópicos quais são essas prováveis consequências nocivas e, na terceira parte, são apresentadas três propostas alternativas: 1 – suspensão da decisão de hibernação da Fafen-SE; 2 – instituição de comissão interministerial para estudar a viabilidade operacional e financeira de funcionamento; 3 – caso a decisão de continuidade de funcionamento for inviável, que a Petrobras “não opte pela hibernação, mas sim pela abertura do processo de privatização”.

Atento, Temer recebeu o documento e garantiu a Albano que faria novas gestões junto a Petrobras. Cerca de 30 minutos após o fim da audiência no Planalto, o próprio Michel Temer ligou para Albano e garantiu que a Fafen não mais encerrará suas atividades produtivas no dia 31 de outubro, e que a Petrobras vai iniciar o processo para a privatização da empresa. Eufórico com a notícia, Albano agradeceu o empenho pessoal de Temer para reverter à decisão da Petrobras e disse que Sergipe saberá reconhecer o seu esforço para evitar esse grande prejuízo ao Estado.

Hibernação

O governo de Sergipe foi informado do fechamento da Fafen no dia 19 de março, após telefonema do então presidente da Petrobras, Pedro Parente. O processo de hibernação, denominado pela Petrobras, está previsto para acontecer em 1º de novembro deste ano.

A fábrica de Sergipe entrou em operação em 1982 e marcou um novo ciclo do desenvolvimento no estado, com a construção da adutora do Rio São Francisco, a ampliação da rede de energia elétrica, a revitalização da ferrovia que liga Sergipe à Bahia e ainda com a instalação do Terminal Portuário Ignácio Barbosa, em Barra dos Coqueiros, a 36 quilômetros de Aracaju.

Ocupando uma área de 1 Km², a fábrica produz amônia, ureia fertilizante, ureia pecuária, ureia industrial, ácido nítrico, hidrogênio e gás carbônico.

Desde 2014, a Fafen conta com uma planta de produção de sulfato de amônio com capacidade para produzir até 303 mil toneladas/ano, o que equivale a 80% da importação da região Nordeste em 2014. O sulfato de amônio contém nitrogênio na composição e também é excelente fonte de enxofre, muito utilizado no cultivo de milho, cana-de-açúcar e algodão.

Você pode querer ler também