A tenente-coronel da Polícia Militar Andreia Santana é a nova comandante do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur). O anúncio foi feito ontem (7), pelo comandante-geral coronel Alexsandro Ribeiro. A tenente-coronel completou 23 anos de corporação no último dia 3 e traz consigo uma vasta bagagem profissional.
“Sinto-me honrada em comandar o Batalhão de Turismo da Polícia Militar e agradeço ao comandante-geral pela confiança em mim depositada. Vamos realizar um trabalho eficiente, eficaz, à frente do comando da unidade, sempre com Deus à frente. Dando continuidade ao trabalho de excelência que vinha sendo feito pelo tenente-coronel PM Jorge Cirilo, conto com o apoio de todos os oficiais e demais policiais militares do BPTur, para desempenhar as funções de comando desta unidade. Nosso foco será sempre o policiamento ostensivo preventivo, reforçando as rondas diárias, para garantir a segurança do cidadão sergipano, assim como dos turistas que visitam nosso Estado”, declarou a nova comandante.
Carreira
Natural de Aracaju, Andreia Santana ingressou na PM de Sergipe por meio do curso de formação de oficiais, após aprovação no vestibular da Universidade Pio Décimo, no ano de 2000, e se formou na Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, em Fortaleza (CE). Após três anos de formação, retornou à terra natal como bacharela em Segurança Pública.
A tenente-coronel Andreia Santana iniciou a carreira militar na antiga CPRv, atualmente BPRv, ainda como 2° tenente PM. Na sequência, foi transferida para a extinta Companhia Escolar. Atuou como coordenadora de Operações do Copom, atualmente Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) 190. No Quartel do Comando Geral (QCG), foi chefe de gabinete do Subcomando até o ano de 2015, quando passou a compor o Comando Policial Militar do Interior (CPMI), assumindo a Chefia de Operações. Em 2022, foi classificada como Chefe de Operações do Comando Policial Militar da Capital (CPMC). Atualmente, a tenente-coronel PM Andreia Santana estava lotada na Assessoria Jurídica da 1ª Seção do Estado Maior Geral.
A oficial também fez diversos cursos de especialização e aperfeiçoamento ao longo de sua carreira. Em 2010 e 2011 fez o curso de pós-graduação Lato-Sensu em Violência, criminalidade e Políticas Públicas na Universidade Federal de Sergipe. No ano de 2014, pela Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, em Maceió/AL, fez o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), e em 2017 concluiu o curso de direito pela Universidade Cidade de São Paulo, que teve duração de dois anos e foi ofertado aos oficiais da PM/SE, e se tornou bacharela em Direito.
*Com informações ASN