ARACAJU/SE, 30 de outubro de 2024 , 6:23:30

logoajn1

TRE-SE aprova candidatura de Belivaldo Chagas

Da redação, AJN1

Por 5 votos a 2, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) aprovou, durante sessão plenária realizada na tarde desta terça-feira (4), o registro de candidatura do governador e candidato à reeleição pelo PSD, Belivaldo Chagas. Na mesma sessão foi aprovado o registro de Eliane Aquino Custódio (PT), candidata a vice-governadora na chapa de Belivaldo.

O pedido de impugnação da candidatura de Belivaldo foi apresentado pela coligação do postulante ao governo, Valadares Filho (PSB), alegando que atual governador, quando secretário de Educação do Estado, contratou de forma irregular (sem concurso) mais de dois mil professores, além de não ter dado auxílio estrutural a algumas escolas, o que caracterizaria ato de improbidade administrativa.

Votaram pelo deferimento do registro o relator do processo, juiz José Dantas de Santana, o Des. Diógenes Barreto, a juíza Dalquíria de Melo Ferreira, a juíza Áurea Corumba de Santana e a juíza Denize Maria de Barros Figueiredo.Ficaram vencidos o juiz federal Marcos Antônio Garapa de Carvalho e o desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, que votaram pela desaprovação da candidatura.

O julgamento foi suspenso na sessão de ontem (3), em razão do pedido de vista do presidente do Tribunal, desembargador Ricardo Múcio, para melhor analisar os autos.

Mas na sessão de hoje, o presidente apresentou seu voto pelo indeferimento da candidatura, pois em sua visão a decisão que desaprovou as contas relativas às despesas específicas, além de ter sido emanada por órgão competente (TCE-SE) encontra-se irrecorrível, de modo a restar confirmada a irregularidade das contas do gestor.

Você pode querer ler também