Da redação, Joângelo Custódio
Para que o pleito deste segundo turno aconteça dentro da normalidade, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE) colocou à disposição dos eleitores 5.137 mil urnas eletrônicas, sendo 1.276 em Aracaju e 3.861 no interior. No primeiro turno foram 6.796 urnas.
Além disso, são 35 máquinas de justificativa em todo o estado, sendo 16 na capital e 19 no interior. Ainda segundo o TRE-SE, estarão disponíveis 934 urnas de contingência em todo o Estado, 194 em Aracaju e 740 no interior.
Em entrevista ao portal AJN1, o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-SE, José Carvalho Peixoto explica que há total lisura no processo eleitoral organizado pelo TRE de Sergipe. “Sem dúvida! Todos os procedimentos de preparação das eleições são feitos por meio de cerimônia pública e com a possibilidade de auditoria por parte dos Partidos Políticos, Coligações, OAB e Ministério Público. Os sistemas eleitorais são assinados digitalmente e totalmente auditáveis e todas as operações realizadas são registradas em arquivos de LOG. Para se ter uma ideia, os Partidos Políticos podem solicitar os registro de LOG da totalidade das urnas eletrônicas e realizar uma auditoria em relação a utilização das urnas eletrônicas, haja vista que as informações gravadas são ricas em informações, vez que registra a data, hora e o evento realizado em cada equipamento desde a preparação em cerimônia pública até o encerramento da votação”, detalha.
Efetivo
Para trabalhar, estão escalados mais de 30 mil pessoas, entre juízes eleitorais, promotores, servidores da Justiça Eleitoral, mesários, escrutinadores, apoio logístico, motorista, policiais militares e demais pessoal de apoio.
22 anos
Este ano, a urna eletrônica está completando seu 22º aniversário. Desde que foi usada pela primeira vez, em 1996, ela passou por inúmeras mudanças tecnológicas a fim de garantir aos brasileiros o exercício salutar da cidadania, concretizado num processo de votação seguro e confiável. Hoje, ela é símbolo da democracia brasileira e carro-chefe do Tribunal Superior Eleitoral.