Nesta quinta-feira (20), foi iniciado o procedimento de inserção de dados das urnas eletrônicas que é feito com a utilização de mídias magnéticas (flash card e pendrive) preparadas na cerimônia pública de Geração de Mídias. Após a execução de todos os procedimentos de conferência de regularidade de dados, cada urna eletrônica é lacrada e armazenada no Depósito de Urnas a fim de serem posteriormente transportadas para as Zonas Eleitorais.
Com uma força tarefa que envolve outros servidores do Tribunal e auxiliares contratados, ocorrem assim as atividades de preparação das urnas eletrônicas de votação, de justificativa e de reserva técnica. O objetivo é deixá-las prontas para o 1º turno das eleições que ocorrerá no dia 07 de outubro.
O STI do TRE-SE explicou a importância desse processo: “Após a inserção dos dados nas urnas eletrônicas, é realizada a transferência dos equipamentos ao ambiente de checagem e lacração, embalagem e finalmente o armazenamento. É realizada a auditoria em pelo menos uma urna por zona eleitoral. Ou seja, força-se a votação e, ao fina,l expede-se o boletim de urna (relatório com o resultado da votação realizada). O objetivo da auditoria é mostrar que o sistema eletrônico de votação funciona corretamente”.
A lacração das urnas encerrar-se-á em 28 de setembro com os municípios Barra dos Coqueiros e Aracaju (1ª, 2ª e 27ª Zonas Eleitorais). A preparação foi iniciada com as urnas da 29ª ZE que contempla os municípios de Carira, Pedra Mole e Pinhão.
Fonte: TRE-SE