Da redação, AJN1
A urna com as cinzas do ex-governador João Alves Filho já se encontra no Palácio Museu Olímpio Campos, no Centro da Cidade, onde acontece a visitação do público para o último adeus, além de homenagens prestadas por familiares, autoridades e amigos.
Antes de chegar ao Palácio, sob escolta da Guarda de Honra, formada por cadetes e integrantes da Cavalaria e Batalhão da Polícia Militar, o vaso foi conduzida ao carro do Corpo de Bombeiros e percorreu diversas ruas e avenidas da capital, além de importantes obras erguidas enquanto João foi governador de Sergipe (por três vezes) e prefeito (duas vezes) da capital.
Ao chegar no Palácio Olímpio Campos, o ataúde foi recebido com as honras militares protocolares e a cantora Amorosa entoou o Hino Nacional.
Vale frisar que, em virtude da pandemia da covid-19, a cerimônia segue as normas sanitárias. Nesse sentido, o Governo do Estado montou toda a estrutura para evitar aglomerações, colocando grades e fazendo a marcação que permite o distanciamento social fora e dentro do Palácio. Além disso, foram disponibilizados totens com álcool.
A visitação, como fora dito acima, é pública e há disciplinamento do acesso, com controle de temperatura e observação do distanciamento entre as pessoas. Os visitantes estão sendo orientados a circundar a urna e deixarem o ambiente. A permanência no interior do Palácio é restrita à família, a amigos mais íntimos e à autoridades locais e nacionais que se fizerem presentes.
Está sendo facultado a essas autoridades e amigos o uso da palavra, por tempo não superior a três minutos cada. Em função das regras sanitárias, a família está preservada por um cordão de isolamento e os cumprimentos estão sendo realizados respeitando-se as regras de distanciamento.
“O legado do ex-governador João Alves Filho seguirá vivo em Aracaju e em todo o estado de Sergipe. Hoje, ele recebeu justas homenagens com belas e emocionantes cerimônias. Desde a chegada das suas cinzas no aeroporto, o cortejo pela cidade e a recepção no Palácio Olímpio Campos. Que Deus o tenha e abençoe toda a família, amigos e admiradores”, disse o prefeito reeleito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.
O governador do Estado, Belivaldo Chagas, disse que João Alves Filho foi, sem dúvidas, um dos maiores homens públicos que Sergipe já produziu em sua história. “Fiz questão de estar presente na chegada dos restos mortais no aeroporto Internacional Santa Maria, em Aracaju, onde pude transmitir os meus votos de pesar para a família, em especial para a viúva, senadora Maria do Carmo. O Palácio Museu Olímpio Campos deixei à disposição dos parentes, amigos e admiradores de João Alves para esta cerimônia e acompanharei também a celebração religiosa em sua homenagem, na igreja Nossa Senhora Rainha do Mundo, também em Aracaju”.