A usina nuclear de Zaporizhzhia foi novamente desconectada da rede elétrica da Ucrânia devido a bombardeios russos que danificaram as linhas de alta tensão restantes, disse a empresa nuclear estatal Energoatom em comunicado nesta quinta-feira (3).
“Ontem, as duas últimas linhas de alta tensão que ligam a central nuclear de Zaporizhzhia à rede elétrica ucraniana foram danificadas por bombardeios russos. Às 23h04 (hora local), a estação mudou para o modo de apagão total”, dizia o comunicado.
“Todos os 20 geradores a diesel foram ligados. Atualmente, o esquema de fornecimento de energia para ZNPP é otimizado para suas próprias necessidades: 9 geradores a diesel foram deixados em operação”.
A usina nuclear foi desconectada da rede elétrica da Ucrânia como resultado de bombardeios russos em várias ocasiões nos últimos meses, segundo autoridades ucranianas.
A fábrica fica na parte ocupada pelos russos da região de Zaporizhzhia e é a maior da Europa. Está sob controle das forças russas há cerca de oito meses, mas é operado por sua equipe ucraniana.
Em um comunicado separado, o secretário do conselho da cidade de Zaporizhzhia, Anatoliy Kurtiev, confirmou que a região está mais uma vez passando por apagões programados, como resultado de danos às instalações de energia durante a noite.
Fonte: CNN Brasil