ARACAJU/SE, 4 de outubro de 2024 , 23:29:00

logoajn1

Valmir de Francisquinho prefere fazer live e não comparece a debate eleitoral em Itabaiana

 

Valmir de Francisquinho, candidato a prefeito de Itabaiana, não participou novamente de um debate eleitoral, desta vez promovido pela Itnet, emissora local. Esta é a segunda vez que Valmir se ausenta de discussões relevantes para a população. No primeiro debate, realizado pela TV Sergipe no YouTube, ele justificou sua ausência afirmando que o evento ocorreu em Aracaju.

Durante o horário do debate, Valmir fez uma live em uma praça pública, atraindo cerca de 1.900 espectadores, em contraste com os 13.500 usuários que acompanharam a transmissão da Itnet. Ele montou um cenário que imitava um debate, em uma tentativa de redirecionar a atenção.

Seu principal concorrente, Edson Passos, ao ser questionado sobre a ausência de Valmir, afirmou que “quem não respeita a imprensa, não respeita a democracia”. Com a ausência de Valmir, Edson pôde detalhar suas propostas para Itabaiana, destacando inovações que poderiam transformar o município.

Entre as propostas de Edson Passos estão a modernização do campo por meio da união entre agronegócio e tecnologia, o fortalecimento da agricultura familiar, a criação de um centro automotivo e a valorização do Ceasa, que traria benefícios à cidade. Ele também mencionou a criação de um centro de referência para o tratamento do autismo, com suporte às mães, e a ampliação de convênios com planos de saúde. Além disso, abordou a questão animal, propondo ações que não foram realizadas na atual gestão, como a estruturação da Casa de Passagem e a chipagem de animais.

No debate, Edson Passos afirmou que a construção da UPA 24h levará cerca de um ano, mas que, já no primeiro mês de gestão, uma unidade de saúde começará a funcionar 24 horas como ação emergencial. Ele também se comprometeu a resolver problemas relacionados à distribuição de fichas para consultas.

Na área da educação, Edson Passos garantiu que a educação será uma prioridade, ao contrário da gestão atual, que fechou mais de 20 escolas. Seu plano inclui a implementação do ensino integral e a realização de feiras de artesanato e agrícolas nos finais de semana, promovendo interações entre a gestão, o corpo docente e as famílias.

Em relação aos servidores públicos, Edson destacou a importância de concursos públicos, algo que não vem ocorrendo. Ele planeja ouvir as categorias, que estão sem reajustes salariais há 12 anos, e pretende aplicar sua experiência como empreendedor para garantir que os servidores sejam bem tratados e remunerados.

Os agentes comunitários de saúde terão um papel importante em sua gestão, servindo como elo entre a população e o governo. Edson Passos mencionou ter ficado impressionado com a situação dos cidadãos durante sua campanha e afirmou que esses agentes serão essenciais para trazer as demandas da população.

Na economia, ele afirmou que Itabaiana tem potencial, mas criticou a gestão atual por não acompanhar esse crescimento. Citou o Edifício Parque como exemplo de progresso, com 8 andares e 500 vagas de estacionamento, o que ajudará na economia local e na questão das vagas em função da Ceasa.

Na habitação, Edson Passos apresentou um projeto para construir mil casas e propôs a transferência da sede da Polícia Rodoviária Federal para a região de Terra Dura, desapropriando um terreno na BR-235 para viabilizar a iniciativa.

*Com informações Assessoria de Imprensa

Você pode querer ler também