Da redação, AJN1
Nesse domingo (7), foram escolhidos os 24 deputados que irão representar os sergipanos pelos próximos quatro anos na Assembleia Legislativa (Alese). Desses, 12 jamais exerceram mandatos na Alese, enquanto a outra dúzia é velha conhecida dos eleitores.
Mas como fica a composição partidária, levando em consideração um possível governo de Belivaldo Chagas (PSD) ou Valadares Filho (PSB), que se enfrentarão no segundo turno, a ser realizado em 28 de outubro?
A AJN1 fez a separação dos partidos que hipoteticamente irão apoiar o futuro governador do Estado. Caso Belivaldo saia vitorioso, ele iria encontrar uma Assembleia com 13 deputados – a maioria, de formação conservadora -, fazendo oposição ao seu governo.
Os outros 11 parlamentares eleitos, de esquerda, fazem parte de sua atual base aliada. Portanto, a maioria que Belivaldo tem hoje, sob a batuta do presidente da Casa, Luciano Bispo, seria pulverizada e seu governo encontraria dificuldades no Parlamento.
Consequentemente, Valadares Filho, caso venha a ser eleito, teria a maioria a seu favor e poderia governar com mais tranquilidade para enviar e aprovar Projetos de Lei.
Vale lembrar que a coligação da campanha de Belivaldo tem os partidos: PP, MDB, DC, PCdoB, PSD, PT e PHS e Valadares: PSB, PDT, PPL, PTB, PROS e PRP.
Possível base aliada de Belivaldo
Maisa Mitidieri – PSD
Jeferson Andrade – PSD
Luciano Bispo – MDB
Zezinho Guimarães – MDB
Iran Barbosa – PT
Zezinho Sobral – Podemos
Francisco Gualberto – PT
Garibalde Mendonça – MDB
Adailton Martins – PSD
Gorei Reis – PSD
Diná Almeida – Podemos
Possível base aliada de Valadares Filho
Talysson de Valmir – PR
Gilmar Carvalho – PSC
Ibrain Monteiro – PSC
Dr. Vanderbal – PSC
Janier Mota – PR
Georgeo Passos – Rede
Maria Mendonça – PSDB
Dilson de Agripino – PPS
Kitty Lima – Rede
Luciano Pimentel – PSB
Capitão Samuel – PSC
Rodrigo Valadares – PTB
Dr. Samuel Carvalho – PPS