Da redação, AJN1
Os programas para a área de Educação dos candidatos ao governo do Estado Belivaldo Chagas (PSD) e Valadares Filho (PSB) apresentam ênfases parecidas no tocante às prioridades e ao papel do Estado.
Visando ajudar o eleitor a escolher melhor o próximo chefe do Executivo, a AJN1 dá continuidade a publicação das principais propostas dos planos de governo dos candidatos.
Belivaldo Chagas
1 – Estabelecimento da Educação como Política de Estado A Educação como Política de Estado significa que nossas ações devem transcender os interesses políticos do governo; elas serão decisivamente dedicadas a procedimentos impessoais de gestão dos órgãos educacionais e de desenvolvimento de projetos condizentes com o cumprimento de metas na melhoria sistemática da qualidade da educação oferecida à população sergipana.
2 – Criação de mecanismos de colaboração entre os sistemas de ensino do Estado de Sergipe e dos seus Municípios é imprescindível o acompanhamento local da consecução das metas do PEE, dos planos municipais, e a implementação de estímulos para os municípios objetivando podermos atingir as seguintes metas: 50% de crianças 0 a 3 anos em creches; 100% de crianças de 4 a 5 anos em escolas; 100% de estudantes de 6 a 14 anos no ensino fundamental; 85% de jovens de 15 a 17 anos no ensino médio e 25% de estudantes da educação básica pública em jornada de tempo integral.
3 – Criação do Sistema Estadual de Avaliação da Educação Básica. O Sistema Estadual de Avaliação da Educação Básica será uma fonte de informação anual para a avaliação da qualidade da educação básica de forma rápida visando à orientação das políticas públicas desse nível de ensino para que possamos atingir as metas do Ideb previstas no PEE.
4 – Implantação de política de correção da distorção idade-série na educação básica O objetivo é promover o uso sistemático de processos que promovam a correção das distorções de idade série na educação básica. A defasagem idade-série desmotiva o aluno para com a escola, o que estimula a evasão escolar. É a defasagem idade-série a principal causa da distorção de dois indicadores educacionais sergipanos: enquanto, em 2017, 98,5% dos jovens de 6 a 14 anos frequentava ou já tinha concluído o ensino fundamental, apenas 55,0% da população de 16 anos possuía o ensino fundamental concluído.
5 – Implantação de Política Estadual de Jovens e Adultos Implantação de política estadual de educação de jovens e adultos (EJA), incluindo incentivos aos Municípios de Sergipe para a matrícula de jovens e adultos que evadiram da escola; O objetivo com o estímulo adicional à EJA é promover ações que contribuam fortemente para que atinjamos a meta de 100% da população de 15 anos ou mais de idade devidamente alfabetizados, de 95% da população de 16 anos ou mais com pelo menos o ensino fundamental concluído, e de 85% da população com 18 anos ou mais com educação básica completa.
6 – Promoção de atividades extracurriculares nas escolas de educação básica Seguindo o princípio de que a motivação por aprender é o que mais promove a aprendizagem o Governo de Sergipe promoverá intensivamente nas escolas a oferta de atividades de artes, ciências, esportes e ofícios em horários diferentes daqueles em que os alunos estejam matriculados na escola.
7 – Promoção de eventos anuais de âmbito estadual para a implementação de atividades estudantis em artes, ciências, esportes e ofícios Também seguindo o princípio de que a motivação por aprender é o que mais promove a aprendizagem, o Governo de Sergipe promoverá, no âmbito da política educacional do Estado, intensa programação anual de eventos estudantis tipo festivais de música, teatro, dança e cinema; feiras de ciências e artesanato; exposições de obras de artes plásticas e bibliográficas. Ao participar de eventos dessa natureza, o estudante sente-se valorizado, pois se torna protagonista na história de sua comunidade.
8 – construção de escolas em áreas com carência de unidades escolares e realocação de unidades educacionais. A expansão das cidades e as mudanças da forma de ocupação das áreas urbanas centrais tem gerado distorção na oferta de vagas: ocorrem excessos nas áreas tradicionais e carências importantes nas áreas de expansão, implicando em desgastantes deslocamentos dos estudantes entre as residências e as escolas onde existem vagas; promover a municipalização plena dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), inclusive com a transferência para a gestão municipal das escolas estaduais deste nível de ensino.
Valadares Filho
1 – Realizar Planejamento Pedagógico com definição de metas e ações para a melhoria da qualidade do ensino na Rede Estadual, ampliando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB;
2 – Criar Programa Nossa Gente Alfabetizada, visando a redução do índice de analfabetismo de jovens e adultos, para atingir a média nacional até 2022;
3 – Promover ações de universalização do ensino fundamental de qualidade, em parceria com administrações municipais, visando ampliar a escolarização das crianças de 4 a 10 anos;
4 – Reduzir os níveis de evasão escolar no Ensino Básico, desenvolvendo estratégias que favoreçam a permanência dos alunos na escola;
5 – Intensificar ações pedagógicas para reduzir a distorção idade/série no Ensino Fundamental Regular, dentro do programa Pacto da Alfabetização Idade Certa;
6 – Ampliar oferta de vagas no Ensino Médio, tanto na modalidade Regular quanto na Profissionalizante;
7 – Ampliar oferta de vagas na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA nos Ensinos Fundamental e Médio, contemplando a Educação Profissional e Prisional;
8 – Elaborar programa de estímulo aos jovens com mais de 15 anos para realização do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos- ENCCEJA, para conclusão dos ensinos fundamental e médio, facilitando sua inserção no mercado de trabalho;