A mãe do ex-governador Marcelo Déda e do desembargador aposentado Cláudio Dinart Déda, Zilda Déda Chagas, 96, morreu na noite desta terça-feira (9), em Aracaju. A informação da família é que ela sofreu uma parada cardíaca em casa, foi reanimada e encaminhada pelo Serviço Médico de Urgência para um hospital particular, onde não resistiu.
O corpo está sendo velado no Cemitério Colina da Saudade, no bairro Jabotiana, onde o sepultamento está previsto para acontecer às 16h. Além do ex-governador e do desembargador aposentado, Zilda Déda deixa mais três filhos: a advogada Maria do Carmo Déda, Maria Aparecida Chagas Déda e Celma Déda Chagas. Ela também é sogra do desembargador e presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) Edson Ulisses, e da vice-governadora de Sergipe Eliane Aquino (PT).
“Mulher forte, mãe destemida que apoiou o crescimento dos filhos por meio da educação e que formou uma das famílias mais respeitadas do estado de Sergipe. Apesar da dor de viver a partida do seu caçula Marcelo Déda Chagas e do seu companheiro de tantas décadas, seu Manoel, manteve a fé e a elegância, não apenas no zelo do bem vestir e se cuidar, mas sobretudo no trato das pessoas”, postou Eliane Aquino, viúva do ex-governador, em suas redes sociais.
O governador Belivaldo Chagas (PSD) também lamentou a morte de Zilda Déda. “Peço a Deus em oração que conforte o coração dos parentes, amigos e pessoas próximas desta grande mulher que foi Dona Zilda, matriarca da família Déda Chagas e um verdadeiro exemplo para todos nós”.
“Que tristeza receber a notícia do falecimento de dona Zilda Déda, mãe do meu amigo Marcelo Déda. Uma pessoa muito querida e especial com quem tive prazer de conviver”, disse o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, em uma postagem no Instagram.
“Apresento meu sentimento de pesar pelo falecimento de Dona Zilda Déda Chagas, aos 96 anos, ontem à noite, em Aracaju. Dona Zilda era a matriarca de uma família de sergipanos ilustres, que deram grandes contribuições ao nosso Estado, dentre os quais o ex-governador Marcelo Déda. À toda a família, desejo muita força e que Deus conforte a todos nesse momento de saudades”, disse a senadora Maria do Carmo através de uma postagem em suas redes sociais.
“Uma mulher forte, aguerrida. Um exemplo para todos nós. Minhas condolências a todos os familiares e amigos que ficam”, disse o candidato ao governo de Sergipe e deputado federal Rogério Carvalho, através das redes sociais.