O líder chinês Xi Jinping revelou, neste domingo (23), sua principal equipe de liderança para os próximos cinco anos, culminando com meses de preparativos a portas fechadas, enquanto ele inicia um terceiro mandato cercado de aliados – consolidando ainda mais seu poder.
Ele foi reconduzido para o terceiro mandato como secretário-geral do Partido Comunista Chinês (PCCh).
O cargo de secretário-geral do Partido Comunista é o mais poderoso do país. Desde 1993, o presidente em exercício da legenda também é o presidente da China.
Os novos membros do Comitê Permanente do Politburo, o órgão decisório mais poderoso da China, caminharam no Grande Salão do Povo em Pequim por ordem de classificação – revelando publicamente pela primeira vez os rostos que estarão no topo do partido ao longo a próxima meia década.
O comitê permanente é formalmente nomeado por uma votação do recém-formado Comitê Central do partido, seu corpo de liderança de 205 membros.
Veja abaixo os sete membros do Comitê Permanente, em ordem de classificação – a mesma ordem em que entraram no palco.
Xi Jinping, 69: O líder supremo da China está iniciando um terceiro mandato como chefe do Partido Comunista, quebrando um precedente recente ao garantir mais cinco anos no poder.
Li Qiang, 63: O chefe do partido de Xangai deve se tornar o próximo primeiro-ministro da China em março, depois que o titular Li Keqiang deixar o cargo. É a posição mais alta depois de Xi Jinping.
Zhao Leji, 65: Vindo da província natal ancestral de Xi, Zhao é atualmente chefe do órgão anticorrupção do Partido Comunista.
Wang Huning, 67: Wang é um teórico do Partido extremamente influente que escreveu políticas para Xi e seus antecessores Hu Jintao e Jiang Zemin.
Cai Qi, 66: Cai é o chefe do partido em Pequim e um dos confidentes mais confiáveis de Xi, com laços que remontam à época de Xi na província de Fujian, no sul. Cai supervisionou os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim.
Li Xi, 66: Li é o atual chefe do partido da província de Guangdong, motor econômico do sul da China. Um aliado confiável de Xi, ele deve supervisionar a organização anticorrupção.
Ding Xuexiang, 60: O chefe de gabinete e assessor próximo de Xi era amplamente visto como um dos principais candidatos, apesar da falta de experiência como chefe ou governador do partido em nível provincial.
Destes membros, Li Qiang, Cai Qi, Li Xi e Ding Xuexiang são recém-nomeados; os demais são titulares.
As formações anteriores do Comitê Permanente incluíram membros mais jovens e potenciais sucessores – mas com o membro mais jovem aos 60 anos desta vez, não há um sucessor claro na mistura, um sinal potencial de que Xi não deixará o cargo tão cedo.
(Publicado por Anna Gabriela Costa, da CNN)