ARACAJU/SE, 15 de maio de 2026 , 4:25:46

Saúde, administração e vendas são os setores que mais empregam os aracajuanos

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) divulgou dados sobre suas atividades de janeiro a agosto deste ano. Durante esse período, a Fundat facilitou o encaminhamento de 2.151 cidadãos para entrevistas de emprego em diversos setores, resultando na criação de 619 novos postos de trabalho. Destacando-se pela dedicação e esforço contínuo de suas equipes, a Fundat alcançou um índice de empregabilidade notável, contratando 207 trabalhadores, o que representa uma taxa de 33%.

O setor da saúde liderou as contratações efetivas, admitindo 34 profissionais entre janeiro e agosto. Em segundo lugar, o setor administrativo proporcionou oportunidades para 30 cidadãos ingressarem ou retornarem ao mercado de trabalho. As áreas de vendas e atendimento ocuparam a terceira posição, com 26 contratações cada durante o mesmo período.

A presidente da Fundat, Edivaneide Lima, expressou sua satisfação com os resultados. “É muito gratificante ver esses números, pois eles refletem todo trabalho e dedicação que nossas equipes dedicam diariamente. Promover a empregabilidade é uma das missões da Fundat, e agora, nesta reta final do ano, nosso foco serão os empregos temporários. Todas essas oportunidades podem se transformar em empregos permanentes, desde que encontremos os profissionais adequados”, observou Lima.

Arnaldo Almeida, diretor de empreendedorismo e empregabilidade da Fundat, também comemorou os resultados excepcionais e enfatizou a importância do trabalho colaborativo na criação de oportunidades de emprego para a população. “Estamos dedicados a transformar vidas por meio do emprego. As equipes de empregabilidade da Fundat estão empenhadas em apresentar às empresas profissionais qualificados e prontos para desempenhar suas funções, além de oferecer boas oportunidades de trabalho aos cidadãos. Tudo isso só é possível com um esforço conjunto, e estamos muito satisfeitos com os números obtidos, embora saibamos que sempre há espaço para melhorias, seguindo as orientações de nossa presidente”, afirmou Almeida.

Esses resultados positivos também são resultado dos cursos e qualificações oferecidos gratuitamente pela Fundat, especificamente adaptados às demandas do mercado. Ao longo deste ano, 421 pessoas participaram de cursos na área da saúde, 931 no setor administrativo e mais de 1.770 em vendas e atendimento. “Somos conscientes da competitividade e exigência do mercado de trabalho. Por isso, constantemente avaliamos as maiores necessidades e demandas por profissionais, adaptando nossa oferta de cursos para preparar os cidadãos para as oportunidades que surgem com mais frequência”, comentou Sandra Magna Rezende, diretora de formação da Fundat.

Além disso, as vagas relacionadas à produção alimentícia também têm se destacado na oferta de oportunidades. Durante o período analisado, a Fundat identificou 42 vagas de emprego nesse setor, com 12 contratações e qualificação de 472 pessoas. “Este é o resultado de nossos esforços para qualificar e encaminhar os cidadãos aracajuanos, especialmente nesse setor, que tem grande potencial para empregar e empreender, seja por meio da produção de bolos, tortas, chocolates e muito mais, itens que têm demanda durante todo o ano. Já formalizamos 102 novas micro e pequenas empresas e planejamos ampliar ainda mais esse número até o final do ano”, assegurou a presidente da Fundat.

 

Com informações da PMA.

Você pode querer ler também