A Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju vai intensificar a vacinação nos dias 4 e 5 de setembro com ações de busca ativa voltadas a pessoas em situação de rua e profissionais do sexo. A iniciativa tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e proteger grupos prioritários e populações em vulnerabilidade, garantindo que mais pessoas tenham acesso às vacinas contra doenças como Influenza, Hepatite B, Febre Amarela e HPV.
Atualmente, a capital registra taxa de cobertura vacinal de 48,48%, acima da média nacional, que é de 47,37%. Para avançar ainda mais, equipes da SMS realizarão ações específicas nos dias 4 e 5 de setembro. No dia 4, a vacinação será voltada a pessoas em situação de rua; no dia 5, será destinada a profissionais do sexo. As atividades terão início na Unidade de Saúde da Família (USF) Ministro Costa Cavalcante, no bairro Inácio Barbosa, e percorrerão diferentes pontos da cidade em busca do público-alvo.
Entre as vacinas disponíveis estão Influenza, DT (difteria e tétano), Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral e HPV. Além disso, serão realizados testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A iniciativa facilita o acesso à imunização, fortalecendo a proteção individual e coletiva.
Continuidade da vacinação
Além das ações itinerantes, a vacinação continuará nos shoppings Jardins e Riomar aos finais de semana durante setembro, oferecendo mais comodidade para quem não pode comparecer às unidades de saúde durante a semana. Empresas públicas e privadas também seguem sendo atendidas, ampliando ainda mais o alcance da imunização no município. No total, 130 instituições de ensino municipais e estaduais, com 59.332 alunos, estão incluídas nas ações de vacinação.
*Com informações AAN