ARACAJU/SE, 26 de dezembro de 2024 , 18:27:46

logoajn1

Bactéria KPC está controlada, afirma superintendente do Hospital João Alves

Da redação, AJN1

 

A superintendente do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), a médica Lycia Diniz, informou hoje (28), que a bactéria multirresistente Klebsiella Pneumoniae (KPC) está controlada nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) do Hospital João Alves Filho.

 

O primeiro caso da bactéria foi detectado no dia 6 de junho do ano passado. Dos 54 pacientes que estavam internados nas duas UTIs, 24 tiveram diagnóstico positivo para a bactéria, sendo que cinco pessoas morreram, duas em pacientes com infecção da bactéria e três em pacientes colonizados.

 

“A KPC é endêmica no hospital, mas que não afeta os pacientes. Ela é resistente a praticamente todos os antibióticos. O trabalho que foi feito para conter a bactéria é histórico e, inclusive, copiado pelo Ministério da Saúde”, revela a superintendente.

 

Casos em Itabaiana

 

Três novos casos de infecção pela bactéria foram confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) no Hospital Regional de Itabaiana no último dia 19, sendo que dois pacientes colonizados com a KPC morreram.

 

A bactéria

 

A KPC se multiplica em ambiente hospitalar. Em paciente contaminado provoca febre alta e baixa a pressão arterial. Outro sintoma é o suor frio e em poucos dias, se não for tratado, o paciente entra em coma e morre.

 

Você pode querer ler também