ARACAJU/SE, 11 de novembro de 2025 , 15:39:45

Cigarro eletrônico: 15 milhões de usuários têm entre 13 e 15 anos, revela OMS

 

O consumo de tabaco vem diminuindo, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o problema está longe de acabar. Um recente relatório da instituição diz que um em cada cinco adultos ainda é dependente da substância e também dá destaque ao uso de cigarros eletrônicos por adolescentes. É a primeira vez que a OMS divulga dados globais sobre esse tipo específico de produto – conhecido como vape.

O relatório afirma que pelo menos 15 milhões de pessoas entre 13 a 15 anos já usam cigarros eletrônicos. Os adultos somam 86 milhões de usuários e, de acordo com o levantamento, a maioria deles vive em países de alta renda.

“Milhões de pessoas estão deixando de usar, ou não estão começando a usar produtos de tabaco graças aos esforços realizados por países em todo o mundo”, diz Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, em um comunicado da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). “Em resposta a esse forte progresso, a indústria do tabaco está reagindo com novos produtos de nicotina, direcionados agressivamente aos jovens. Os governos precisam agir de forma mais rápida e mais firme na implementação de políticas comprovadas de controle do tabaco”.

Dentre as pessoas que abandonam o uso de tabaco, as mulheres são maioria. O número de usuárias diminuiu de 277 milhões em 2010 para 206 milhões em 2024. Atualmente, mais de quatro em cada cinco consumidores de tabaco no mundo são homens, de acordo com a OMS.

O levantamento também mostra que a Europa tem mais fumantes do que outras regiões do planeta. Por lá, 24,1% dos adultos estavam consumindo tabaco em 2024. Nas Américas essa soma é de 14%, mas a OMS frisa que alguns países ainda não contam com dados suficientes.

Fonte: GALILEU

Você pode querer ler também