ARACAJU/SE, 26 de agosto de 2025 , 8:57:38

Huse supera marca de 400 procedimentos no Centro de Hemodinâmica em dois meses

 

Após sentir falta de ar e cansaço ao realizar atividades simples do dia a dia, Rosineide Santos Correia, 58 anos, natural de Capela, no leste sergipano, procurou um cardiologista em uma clínica de Aracaju. Os exames indicaram a necessidade de um tratamento mais especializado, e ela foi encaminhada ao recém-inaugurado Centro de Hemodinâmica Dr. José Augusto Soares Barreto do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) para a implantação de um marca-passo definitivo. Ela é uma das pessoas atendidas na unidade que tem se destacado como um importante serviço de Alta Complexidade Cardiovascular no estado, onde já foram realizados 420 procedimentos em dois meses do serviço de hemodinâmica.

Depois de ser admitida na unidade hospitalar, Rosineide fez o procedimento com sucesso, sendo uma das primeiras a realizar o implante de marca-passo definitivo na Rede Hospitalar Pública estadual. “Estou sendo muito bem cuidada aqui. No começo, fiquei apreensiva, mas agora só tenho gratidão. Fui muito bem atendida por todos. Quero voltar para casa e retomar minha vida com mais saúde”, comemorou.

O cardiologista e coordenador da linha de cuidado do paciente cardiovascular do Huse, José Edvaldo Santos, explicou que a paciente apresentava um quadro de bradicardia sintomática, condição em que o coração bate em uma frequência muito baixa, causando tonturas e falta de ar. “No caso da dona Rosineide, confirmamos o diagnóstico de bloqueio atrioventricular e a indicação foi clara para o implante de um marca-passo definitivo. Esse procedimento garante qualidade de vida e segurança para o paciente, que passa a ter a frequência cardíaca controlada pelo dispositivo”, salientou.

O médico ressaltou ainda o impacto do novo serviço para a saúde pública em Sergipe. “A Hemodinâmica do Huse mudou a Cardiologia no estado. Antes, muitos pacientes aguardavam durante algum tempo por um procedimento como esse. Hoje, conseguimos implantar o marca-passo em poucos dias, além de ampliar o número de cateterismos e angioplastias. Isso trouxe uma mudança muito grande na linha de cuidado do paciente infartado, que agora é finalizada aqui no Huse, sem precisar recorrer à rede privada”, enfatizou.

Avanço significativo

Inaugurado há dois meses, o Centro de Hemodinâmica do Huse já realizou 420 procedimentos, possibilitando acesso à alta tecnologia voltada às linhas de cuidados nas especialidades de Cardiologia e Cirurgia Vascular em Sergipe. Desse total, foram contabilizados 240 cateterismos, 93 angioplastias cardíacas, 57 arteriografias, 25 angioplastias vasculares, dois exames de angiografia cerebral e três implantes de marca-passo bicameral.

O cardiologista intervencionista e coordenador da Hemodinâmica, Thiago Lopes, destacou que o serviço tem contribuído para zerar a fila de pacientes com a doença coronariana aguda que aguardavam por procedimentos na rede estadual.

“Esse é um avanço enorme para a saúde do estado. Antes, muitos pacientes precisavam aguardar para passar pelo procedimento, alguns acabavam internados em situação de urgência e, infelizmente, outros tinham desfechos desfavoráveis. Em três semanas, conseguimos zerar a fila de pacientes internados na rede aguardando cateterismo. E, muito em breve, a fila dos procedimentos eletivos também deve estar praticamente resolvida”, afirmou.

A unidade, que recebeu do Governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), mais de R$ 10 milhões em infraestrutura e R$ 43 milhões em gestão, amplia a capacidade de atendimento de alta complexidade cardiovascular no estado. O serviço é gerenciado pela Fundação Bahiana de Cardiologia (FBC), com amplo conhecimento técnico e de gestão em cardiologia, sendo referência no setor.

Fonte: Secom

Você pode querer ler também