ARACAJU/SE, 17 de janeiro de 2026 , 21:08:38

Medicamentos para colesterol reduzem risco de morte em diabéticos tipo 2, revela pesquisa

 

Por muito tempo, pacientes com diabetes tipo 2 tinham incertezas na hora de tomar remédios para colesterol, com medo de que o discreto aumento que as estatinas (medicamento mais tradicional para o aumento de gorduras) provocam na glicemia pudesse prejudicar o tratamento da doença metabólica.

O receio, porém, tem se mostrado infundado. Uma pesquisa publicada em 30 de dezembro na Annals of Internal Medicine revelou que os remédios para colesterol oferecem benefícios para reduzir a mortalidade até de pacientes com diabetes que são considerados de risco cardiovascular baixo.

Relação de estatinas e pessoas com diabetes

“Esperávamos que as estatinas ajudassem pacientes de alto risco, mas ficamos surpresos com o benefício consistente mesmo em grupos de baixo risco, especialmente aqueles com colesterol LDL elevado”, afirmou o médico Eric Yuk Fai Wan, líder do estudo, em comunicado à imprensa.

Em um acompanhamento feito ao longo de 10 anos com 400 mil participantes do banco de dados IQVIA, pesquisadores da Universidade de Hong Kong descobriram que as estatinas ajudam na prevenção do risco cardiovascular como prevenção primária.

Os riscos foram reduzidos em aproximadamente 1% na chance de morrer por qualquer causa mesmo no público de menor risco e chegou a cair 4,3% nos de risco mais elevado.

Como foi feito o estudo?

Os voluntários da pesquisa tinham entre 25 e 84 anos e nenhum deles apresentava problemas cardíacos ou hepáticos graves antes do início do estudo. Os pesquisadores compararam pessoas que iniciaram o uso de estatinas com aquelas que não usaram o remédio, em diferentes níveis de risco previsto de doença cardíaca.

De acordo com os pesquisadores, esses dados sugerem que os médicos devem considerar os benefícios do uso de estatinas em todos os adultos com diabetes tipo 2, mesmo quando o risco previsto de doença cardiovascular a curto prazo for baixo.

“Os médicos devem considerar o uso de estatinas para a maioria dos adultos com diabetes mellitus tipo 2, não apenas para aqueles com alto risco, especialmente se o colesterol LDL estiver elevado. A adesão ao tratamento a longo prazo é fundamental, pois os benefícios se tornam evidentes após alguns anos”, concluiu Wan.

Fonte: Metrópoles

 

Você pode querer ler também