A vontade de parar de fumar é o primeiro passo para o sucesso do tratamento. Este é o lema para fazer parte do Programa Nacional de Controle de Tabagismo do Ministério da Saúde, que é desenvolvido pelo Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) Augusto Franco, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), desde novembro de 2011, e já beneficiou centenas de pessoas. No tratamento, são formados grupos de apoio, onde os pacientes podem conversar sobre suas histórias de vida e trocar experiências que os aproximem.
Segundo a gerente do Programa de Tabagismo, Maria Nazaré Gomes, a vontade de parar de fumar é o primeiro passo para o sucesso do tratamento e no Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, só temos a comemorar. “Ajudamos muitas pessoas a tratar esta doença, é uma procura totalmente espontânea e não requer que o solicitante apresente um encaminhamento médico. Só é necessário, antes de tudo, que o paciente tenha força de vontade, seguida do porte do cartão do SUS nas mãos e algum documento de identificação. As inscrições são realizadas no Cemar Augusto Franco, das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira”, explicou.
De acordo com a pneumologista do Cemar, Ana Paula Argolo, é muito importante que o fumante procure o tratamento por livre e espontânea vontade, pois os grupos de apoio e os remédios oferecidos servem apenas como um respaldo para se alcançar a libertação da dependência, sendo a força de vontade a principal aliada de cada um nessa jornada”, disse.
Ainda de acordo com Ana Paula, quando o paciente procura a ajuda do programa, e é constatado que ele precisa de uma consulta com algum médico especialista, logo é realizado o encaminhamento desse paciente para a consulta, o que o faz se sentir acolhido pelo programa. “Durante o tratamento, os participantes recebem um suporte medicamentoso para que consigam evitar as recaídas, que são comuns nesses casos. O serviço de apoio do programa é voltado também para as pessoas que já fizeram outros tratamentos para parar de fumar e não obtiveram êxito”, falou.
O Programa de Tabagismo oferece auxílio gratuito para quem deseja levar uma vida sem o cigarro, mas não consegue alcançar o objetivo sem ajuda. “Nossos encontros são quinzenais, de aproximadamente oito semanas e envolvem a terapia cognitivo-comportamental. O que parece ser só um grupo de apoio, na verdade, é um grupo de tratamento que utiliza técnicas dessa terapia para ajudar os participantes pararem de fumar, que é um grande desafio para quem criou a dependência do hábito ao longo do tempo. Levando em consideração que a situação se torna ainda mais delicada quando o fumante não recebe apoio para abandonar o vício”, completa a pneumologista.
Fonte: Ascom SMS