Sergipe confirmou a quarta morte por dengue neste ano. A informação foi divulgada pelo diretor de vigilância do estado, Marco Aurélio Góis, nesta terça-feira (10), durante entrevista ao Bom Dia Sergipe. A vítima é uma criança da cidade de São Francisco, que morreu no mês de abril.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a primeira morte pela doença em Sergipe foi confirmada no mês de janeiro.
“Era um caso que a gente estava fazendo investigação do óbito da criança. A causa não estava definida como dengue, mas quando o comitê técnico da secretaria de saúde analisou o caso junto ao município, analisou o caso e viu que o que antes estava como morte não definida, era também um caso de dengue, apesar de não ter um exame confirmatório, diferente dos outros três casos”, disse.
A orientação é que aos primeiros sintomas, como dor no corpo, febre alta, dor nos olhos e manchas na pele é importante procurar uma unidade de saúde. Em Sergipe, todas as unidades estão aptas para realizar o exame.
“A gente nunca sabe se aquela pessoa que está chegando no primeiro dia com febre alta, dor de cabeça, dor no corpo é um suspeito de dengue. A gente não sabe se daqui a cinco dias essa pessoa vai ter uma forma grave, ou já vai estar recuperada. Por isso que a gente trabalha com o protocolo que todo caso de dengue deve ser tratado como caso grave”, completou Marco Aurélio.
Outra medida preventiva é a vacina contra a dengue. O público-alvo são crianças de 10 a 14 anos de idade, e o imunizante, disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), deve ser administrado em duas doses, sendo o intervalo de três meses entre as doses. Além disso, a Secretaria de Saúde do Estado (SES) trabalha com o treinamento das equipes e com o monitoramento dos índices
Municípios com alto índice de infestação
- Pedra Mole (4,0)
- Nossa Senhora Aparecida (4,1)
- Nossa Senhora das Dores (5,4)
- Frei Paulo (6,7)
- Nossa Senhora da Glória (6,8)
- Simão Dias (10,6)
Fonte: G1