“O risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até um ano, no entanto pode acontecer em qualquer idade, e a principal forma de prevenir contra a doença é por meio da vacinação”, explica a Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo a Secretara de Estado da Saúde (SES), de janeiro a junho deste ano, foram confirmados 15 casos de meningite em Sergipe, e em todo o ano passado, 49.
Sobre o número de mortes provocadas pela meningite este ano em Sergipe, a SES diz que já foram confirmadas três, sendo uma em Aracaju, uma no município de Barra dos Coqueiros e outra na cidade de Frei Paulo. Em todo o ano passado, 14 pessoas morreram devido as complicações da doença, sendo cinco na capital sergipana, duas em São Cristóvão, uma em Frei Paulo, uma em Monte Alegre, uma em Neópolis, uma em Pacatuba, uma em Nossa senhora do Socorro, uma em Santo Amaro das Brotas e uma em Umbaúba.
Vacina CWY
Seguindo recomendação do Ministério da Saúde (MS), desde o último dia 1, Sergipe começou a aplicar a vacina meningocócica ACWY como dose de reforço para os bebês de 12 meses. A medida tem o intuito de ampliar a proteção infantil contra as meningites e as infecções generalizadas no sangue causadas pelas bactérias dos sorogrupos (A, C, W e Y).
O esquema vacinal contra a meningite utilizava apenas a vacina meningocócica C em bebês com a aplicação aos três, cinco e 12 meses de vida. Agora, conforme orientação do MS, a dose de reforço será aplicada com o imunizante ACWY, deixando as crianças protegidas contra os outros três sorotipos da bactéria (A, W e Y).
De acordo com a gerente de Imunização da SES, Illani Paulina, as crianças com o esquema vacinal completo com as três doses da meningocócica C são consideradas vacinadas. “Aquelas que não foram vacinadas aos 12 meses podem completar o esquema com o reforço da ACWY até quatro anos, 11 meses e 29 dias”, explicou.
O Sistema Único de Saúde (SUS) já oferece a vacina ACWY nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para crianças e adolescentes de 11 a 14 anos de idade.
Sobre a doença
A meningite, é uma doença inflamatória que afeta as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas. A principal forma de prevenção contra a doença é por meio da vacinação, a qual vem reduzindo os casos de meningite ao longo do tempo.
Além da vacinação, existem outras medidas de prevenção que são essenciais para evitar o contágio, como lavar as mãos frequentemente, não compartilhar itens de uso pessoal com outras pessoas, estar atento aos cuidados com o sistema imunológico e cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar. Também é importante manter o ambiente arejado e com boa iluminação natural para dificultar a transmissão de todas as formas, visto que ambientes com pouca ventilação podem favorecer a transmissão.
A doença tem como manifestação principal o quadro de febre alta. Além disso, a pessoa pode apresentar dor de cabeça intensa, rigidez de nuca, vômitos e, para algumas formas da doença, podem surgir lesões avermelhadas e arroxeadas na pele. Caso os sintomas se agravem, o recomendado é procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência