Sergipe tem seis municípios com alto índice de infestação pelo Aedes aegypti. Os dados do terceiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) foram divulgados, nesta segunda-feira (26), pela Secretaria de Estado da Saúde.
Segundo a SES, os municípios de Pedra Mole (4,0); Nossa Senhora Aparecida (4,1); Nossa Senhora das Dores (5,4); Frei Paulo (6,7); Nossa Senhora da Glória (6,8) e Simão Dias (10,6) apresentaram alto risco de infestação do Aedes aegypti. 52 municípios apresentaram médio risco e 17 baixo.
O estudo mede a presença do vetor nas localidades pesquisadas e que apresenta o índice satisfatório que vai de 0 a 0,9; o de média infestação de 1,0 a 3,9; e o de alto risco acima de 4,0.
De acordo com a gerente de Endemias da SES, Sidney Sá, o mês de maio é propício para haver um aumento no índice de infestação do mosquito devido ao período de chuvas intercaladas com sol.
Medidas preventivas
O Aedes utiliza todo tipo de recipiente capaz de acumular água para depositar seus ovos. Por isso, é necessário que as pessoas se conscientizem para o combate eficaz contra o vetor, olhando os vasos de plantas com acúmulo de água, reservatórios e pneus.
A SES disponibiliza o carro fumacê como medida complementar ao enfrentamento do mosquito Aedes aegypti, em sua fase adulta. Apesar da circulação do carro fumacê, a população deve continuar adotando ações preventivas contra o mosquito.
Onde se vacinar
Outra forma de prevenção é a vacina contra a dengue, que tem como público-alvo crianças de 10 a 14 anos de idade. Ela é aplicada nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios de Aracaju, Laranjeiras, Divina Pastora, Riachuelo, Barra dos Coqueiros, Itaporanga d’Ajuda, São Cristóvão e Santa Rosa de Lima com base em critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS).
O imunizante é quadrivalente e protege contra os quatro principais sorotipos virais que estão circulando no país e tem como público-alvo crianças de 10 a 14 anos de idade.
Fonte: G1