ARACAJU/SE, 19 de setembro de 2024 , 3:08:28

“Setembro Azul”: MP de Sergipe informa a população sobre a alopecia areata

 

O Projeto “Saúde em Cores”, lançado pelo Ministério Público de Sergipe, por meio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos à Saúde, promove neste mês a campanha “Setembro Azul” para conscientizar a população sobre a alopecia areata.

O objetivo do “Saúde em Cores” é conscientizar a população sergipana acerca dos cuidados com a saúde e a prevenção de doenças. Para promover uma reflexão sobre diversos temas ao longo do ano, cada mês traz uma cor relativa a uma doença que precisa ser mais discutida e ter mais atenção na prevenção.

A alopecia areata é uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo, causada por alguns fatores como genética ou participação autoimune. Com o objetivo de informar acerca desta condição e conscientizar a população em geral, foi criada a campanha “Setembro Azul”.

A perda brusca de cabelos é o único sintoma gerado pela alopecia areata. O que resulta em áreas arredondadas, únicas ou múltiplas, sem pelos ou cabelos. Ela pode se desenvolver de três diferentes formas: quando afeta apenas algumas áreas (localizada), quando há perda total dos pelos do couro cabeludo (total) e quando há perda total dos pelos do corpo (universal).

A alopecia areata não é contagiosa e o principal dano causado aos indivíduos que a possuem é afetar o psicológico. Atualmente, existem vários tratamentos disponíveis que vão de medicamentos tópicos a corticoides injetáveis, visando diminuir as falhas, evitar que novas surjam e, assim, controlar a doença. Lembrando que para tratá-la é necessário contar com as orientações de um dermatologista, pois só ele pode prescrever a medicação adequada.

Projeto Saúde em Cores

Um dos produtos que o projeto prevê é a produção de vídeos curtos que são divulgados nos canais de Comunicação do MPSE, com a participação de profissionais das áreas em destaque e informações importantes sobre prevenção e cuidado.

O novo vídeo do “Saúde em Cores” conta com a participação do Médico Dermatologista Gustavo Baptista de Almeida Faro. “Cerca de 2% da população mundial tem, pelo menos ao longo da vida, um episódio de alopecia areata e isso faz com que aqueles pelos acometidos durante aquele episódio caiam”, destacou o profissional de saúde.

Fonte: Ascom MPSE com informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Você pode querer ler também