ARACAJU/SE, 31 de julho de 2025 , 6:22:34

Truque do cubo de gelo na nuca: como acalmar a ansiedade em segundos, segundo a ciência

 

É normal que as pessoas tenham momentos de estresse ou ansiedade, devido aos dias agitados que enfrentam. No entanto, quando isso não pode ser controlado, não só gera ataques de pânico, como também provoca angústia e medo diante da incerteza de como lidar com essa situação, de acordo com o site Web Life.

Existe um truque simples que auxilia a interromper esse tipo de problema: esfregar um cubo de gelo na nuca, conforme explicou Alicia McDonald, terapeuta especializada nesse tipo de situação.

— Quando se está tendo um ataque de pânico, é preciso segurar um cubinho de gelo nas mãos ou esfregá-lo na nuca. A sensação de frio é muito eficaz para acabar com o ataque, pois promove a estimulação do nervo vago, o que, por sua vez, faz com que o corpo inicie o processo de relaxamento — acrescenta.

Por outro lado, esses ataques são episódios repentinos de medo intenso que provocam reações físicas graves, mesmo quando não há nenhum perigo real ou causa aparente.

“São ataques que podem causar um medo muito grande, a ponto de, quando acontecem, você sentir que está perdendo o controle, que está tendo um ataque cardíaco ou, até mesmo, que vai morrer” explica a Clínica Mayo, em nota.

Segundo a Universidade Estadual da Flórida, essas crises de angústia não são nada incomuns, já que, em algum momento da vida, muitas pessoas as experimentam — e elas são mais comuns em mulheres do que em homens.

Apesar de alguns remédios naturais ajudarem a acalmar um ataque de ansiedade e estresse, o truque do gelo na nuca é extremamente benéfico.

Embora sua vida não esteja em risco, a ansiedade faz com que o sistema nervoso simpático continue exercendo sua função de manter o cérebro em constante estado de alerta. Isso faz com que a amígdala libere hormônios do estresse, como o cortisol e a adrenalina, preparando o corpo para lutar ou fugir, de acordo com as informações do site Web Life.

Para aliviar esses ataques, o primeiro passo é ativar o gêmeo oposto do sistema nervoso simpático: o parassimpático, que é o responsável por promover o relaxamento e o descanso. Isso é possível ao estimular seu principal componente, que é o nervo vago — o mais longo de todos os que existem no corpo, indo do cérebro até o abdômen, passando pelo pescoço.

O frio intenso ativa o nervo vago, o que faz com que esse simples truque reduza a ansiedade. Não é necessário mergulhar em água gelada para aproveitar todos os benefícios; apenas aplicar um pedaço de gelo na parte de trás do pescoço já ajuda bastante.

— Interromper a resposta de luta ou fuga no cérebro também ajuda a mente a se concentrar no presente em vez de no pânico, já que o cérebro direciona sua atenção para a textura e, sobretudo, para a temperatura do cubo — indica Alicia McDonald.

Fonte: O Globo

Você pode querer ler também