ARACAJU/SE, 15 de setembro de 2025 , 10:54:43

Vazamento de gases tóxicos em aviões crescem e expõem falhas no sistema de ventilação, diz jornal

 

O número de incidentes com gases tóxicos em aeronaves comerciais aumentou nos últimos anos. Os episódios, conhecidos como “eventos de fumaça”, ocorrem quando vapores não filtrados ou alterados chegam à cabine dos passageiros ou da tripulação. O problema é mais frequente em jatos da família A320, da Airbus, uma das aeronaves mais utilizadas no mundo.

Levantamento do Wall Street Journal mostra que fabricantes e companhias aéreas vêm minimizando os riscos à saúde e resistindo a protocolos de segurança mais rigorosos. A apuração se baseou em mais de um milhão de relatórios da FAA (equivalente à Anac) e da Nasa, além de documentos técnicos e entrevistas com médicos, pilotos e comissários de bordo.

Os efeitos relatados variam de náusea e tontura a confusão mental e danos neurológicos permanentes. Médicos apontam que os sintomas se assemelham a uma concussão química. Segundo especialistas ouvidos pelo WSJ, dezenas de pilotos e mais de cem comissários já apresentaram problemas de saúde após a exposição aos vapores.

A causa está no sistema de ventilação das aeronaves, chamado bleed air. Nele, parte do ar da cabine é retirada dos motores e misturada ao ar recirculado. Quando as vedações do compressor falham, óleo e fluidos hidráulicos se vaporizam em altas temperaturas e liberam compostos tóxicos, entre eles neurotoxinas e monóxido de carbono.

Relatos oficiais descrevem os odores de diferentes formas, como cheiro de cachorro molhado, salgadinhos ou esmalte. Embora parte das ocorrências seja leve e passageira, médicos alertam que os efeitos podem ser graves e duradouros. Passageiros também já registraram desconforto e mal-estar em voos.

Fabricantes reconhecem que há risco de contaminação do ar, mas não informam quais substâncias são liberadas nem em que quantidade. O Boeing 787 é o único avião comercial de grande porte que não utiliza o sistema bleed air. Máscaras de oxigênio não oferecem proteção, já que não são totalmente vedadas.

Fonte: Terra

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