ARACAJU/SE, 21 de fevereiro de 2025 , 14:46:37

logoajn1

Vigilância Sanitária de Aracaju alerta sobre riscos de cegueira temporária causados por pomadas modeladoras

 

A Vigilância Sanitária de Aracaju emitiu um alerta importante sobre os riscos do uso inadequado de pomadas modeladoras para cabelo, produtos populares no período carnavalesco. A má utilização dessas pomadas, especialmente o contato direto com os olhos, tem gerado lesões graves, como queimaduras químicas, irritação intensa e até cegueira temporária.

Jacklene Andrade, gerente de saneantes e cosméticos da SMS, enfatiza a importância de estar atento à procedência dos produtos. “A Vigilância Sanitária fiscaliza a fabricação e comercialização desses produtos para garantir que eles sejam seguros. As empresas precisam ter a autorização da Anvisa, licença sanitária e o registro do produto, tudo regularizado. Caso contrário, as penalidades podem incluir processos administrativos e sanções”, ressaltou.

A Vigilância Sanitária alerta ainda para o risco do uso de produtos irregulares, que podem conter substâncias nocivas à saúde. “Os produtos devem ser adquiridos apenas de fabricantes e fornecedores registrados. O consumidor deve observar no rótulo informações como o número de registro da Anvisa. Além disso, é recomendável que só usem a quantidade de produto recomendada na embalagem. O ideal é respeitar as orientações de uso e lavar sempre as mãos após o manuseio. E ainda, não passar produtos que não sejam regulamentados”, recomenda Jacklene.

Durante o Carnaval, o risco de lesões aumenta devido ao suor, exposição à água de chuva, piscina ou mar e o manuseio incorreto dos produtos. A Anvisa e a Vigilância Sanitária orientam a população a não utilizar os produtos em excesso, a proteger os olhos durante a aplicação e a lavar as mãos imediatamente após o uso. “Esses cuidados ajudam a evitar complicações graves à saúde. Tendo qualquer problema, procurar atendimento médico imediatamente, porque os casos de queimaduras e lesões são graves. Em 93% dos casos eles têm um agravamento, então é importantíssimo que procure auxílio médico e notifique a Anvisa”, enfatizou.

A prevenção e a escolha de produtos regulamentados são essenciais para a proteção da saúde ocular, principalmente neste período de festas, como o Carnaval. A população pode colaborar denunciando itens irregulares à Vigilância Sanitária. Além disso, a Anvisa monitora e remove sites que vendem produtos não autorizados. Ocorrências como itens de higiene, cosméticos, perfumes, saneantes e alimentos podem ser notificadas através do site da Anvisa.

Por Ascom/SMS

Você pode querer ler também