O Brasil classificou duas duplas para a fase de oitavas de final em Moscou (RUS). Na rodada desta quinta-feira (15), Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e Ágatha/Duda (PR/SE) venceram os dois jogos que disputaram na etapa quatro estrelas do Circuito Mundial de vôlei de praia 2019, avançando na competição.
Outras duas duplas brasileiras também participam do torneio feminino na capital russa, Maria Elisa/Carol (RJ), que está na repescagem, e Taiana/Talita (CE/AL), que sofreu um revés na estreia e joga a segunda partida somente nesta sexta-feira (16.08) precisando vencer para seguir na disputa.
A fase de grupos em Moscou é composta por 32 times em cada naipe, divididos em oito chaves com quatro duplas. Após a disputa da primeira fase, os primeiros colocados vão direto às oitavas de final, enquanto os segundos e terceiros de cada grupo disputam uma rodada eliminatória anterior, da repescagem (Round 1). O torneio segue em formato eliminatório com oitavas, quartas, semifinais e disputas de bronze e ouro.
O Brasil possui ótimo retrospecto em etapas disputadas em Moscou. A cidade já recebeu 13 etapas no naipe masculino e 11 no naipe feminino, com sete medalhas de ouro, 11 de prata e seis de bronze para duplas brasileiras. Na temporada passada, Ágatha/Duda e o então time formado por Alison/André Stein levaram a prata na capital russa.
A competição em Moscou rende cerca de R$ 78 mil para os campeões dos naipes masculino e feminino. Ao todo, o torneio distribui cerca de R$ 1,2 milhão em premiação aos atletas, além de oferecer pontuação alta para o ranking internacional – 800 para os times vencedores (mesmo número para a corrida olímpica brasileira).
As informações são do portal ABC do ABC.