ARACAJU/SE, 26 de dezembro de 2024 , 8:15:19

logoajn1

Campanhas solidárias arrecadam donativos para famílias desabrigadas pela chuva

Da redação, AJN1

As fortes chuvas que atingiram Sergipe na semana passada deixaram, ao menos, até o último sábado (13), mais de 900 pessoas desabrigadas, segundo a Defesa Civil do Estado. Diante de todo esse cenário tortuoso, uma corrente de solidariedade começou a ganhar força com o objetivo de mobilizar campanhas para doações de donativos para as famílias que perderam quase tudo o que tinham.

Para ajudar essas pessoas, a Comissão de Direitos Humanos Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE) e a Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE) estão realizando a campanha ‘OAB & Caase – Solidárias’.

A campanha começou na sexta-feira (12) arrecadando alimentos, agasalhos e roupas para a população que está desabrigada. No final de semana, o grupo visitou a comunidade do Aloque, na Grande Aracaju, para entregar as primeiras doações, as quais podem ser feitas até o final do mês nas sedes da OAB/SE em Aracaju, Itabaiana, Estância e Lagarto.

Governo

O governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Inclusão Social e do Trabalho, e da vice-governadoria, está disponibilizando quatro pontos de coleta de doações de alimentos não perecíveis e dos seguintes itens de higiene pessoal: fralda descartável (P, M, G); desodorante; absorvente; papel higiênico; escova de dente; e creme dental.

As doações podem ser feitas nos seguintes locais e horários: de 8h às 17h na sede da Defesa Civil Estadual (Rua Santa Luzia, 680 – bairro São José) e no Espaço Cuidar do Bugio (Praça Osvaldo Mendonça, s/nº); e em qualquer horário do dia ou da noite no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (Rua Siriri, 805, Aracaju) e no 2º Subgrupamento Bombeiro Militar (SGBM): (Av. Coletora A, 943, Conjunto Marcos Freire I, Nossa Senhora do Socorro).

Volume hídrico

De segunda-feira (8) a sexta-feira (12), a chuva não deu trégua em Sergipe, e o cenário em quase todas as regiões do estado foi de enchentes, deslizamentos, transbordamento de barragens e muitas pessoas desalojadas ou desabrigadas, e duas desaparecidas.

Aracaju e Riachuelo foram os municípios com mais registros de problemas decorrentes das chuvas. Na capital, mais de 220 ficaram desabrigadas, principalmente no bairro Jabotiana. Em Riachuelo o número passa dos 300.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Aracaju choveu 325 milímetros (mm), sendo que o normal seriam 215mm.

Em Estância choveu mais de 347mm; Japaratuba 345mm; Indiaroba 350mm; Tobias Barreto, 240mm; Nossa Senhora da Glória, 254mm; Frei Paulo, 290mm; e Aquidabã, 234mm.

Você pode querer ler também