ARACAJU/SE, 25 de abril de 2025 , 23:09:30

Cerca de 300 pessoas estão desalojadas em Riachuelo

Da redação, AJN1

Cerca de 300 moradores do município de Riachuelo, distante 32 km de Aracaju, estão desalojados devido à forte chuva que cai desde o início desta semana em todo o estado. Um braço do rio Sergipe, que corta a cidade, chegou a transbordar e algumas casas ficaram quase que submersas.

As enchentes provocaram a extravasão da barragem Jacarecica II para o Rio Jacarecica, e deste, para o Rio Sergipe. Assim como atingiu pontes, rodovias e estradas vicinais. Neste momento, não há água potável para consumo humano. Não há registro de feridos, segundo a Defesa Civil.

Os locais mais atingidos são os bairros Sítio do Meio, Divineia, Centro e Roque Mendes, além do Assentamento Mário Lago e do acesso ao povoado Central (rodovia SE-245).

Situação de Emergência

A prefeita de Riachuelo, Cândida Leite, decretou na tarde desta quinta-feira, 11, Estado de Emergência por 30 dias, diante dos alagamentos ocasionados pelas fortes chuvas que atingem o município

Outras ocorrências

Esta semana, entre os eventos adversos, também foram registradas ocorrências de deslizamentos de encostas nos municípios de São Cristóvão e Divina Pastora; deslizamentos de terra em Laranjeiras; e a ruína parcial de uma torre de internet em Umbaúba sobre três casas.

Em Japaratuba, o volume de massa proveniente das chuvas se deslocou até um córrego, provocando rompimento do sistema de drenagem da cidade, fazendo erodir uma cratera que levou ao desabamento de cinco casas e à interdição de outras 12, das quais as famílias foram retiradas.

Em Indiaroba, 10 famílias foram retiradas de casas (algumas de taipa) situadas em área com risco de desabamento, devido à proximidade de um barranco. Em Lagarto, uma casa desabou e outras duas tiveram desabamento parcial.

Em Estância, a elevação do nível do Rio Piautinga levou à interdição de três pontes e do complexo XPTO. Conforme o rio vai recuando, as estruturas vão sendo liberadas pela Defesa Civil municipal.

Balanço

Às 15h desta sexta-feira (12), a Defesa Civil Estadual vai fazer um balanço sobre as principais ocorrências, além de atualizar o número de pessoas desalojadas e desabrigadas.

Mais informações em instantes.

Você pode querer ler também