A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) disponibilizará no mês de agosto 2.840 vagas em cursos e oficinas de capacitação profissional para diversas áreas que atendam a demanda atual do mercado de trabalho. Esta é mais uma ação da Prefeitura de Aracaju concretizada pelas parcerias do Executivo Municipal com instituições de ensino superior pública e privadas, entidades e empresas.
“Esta é mais uma leva de cursos e oficinas que disponibilizamos para a população. Estamos dando continuidade a um trabalho que buscamos fortalecer desde que assumimos a gestão municipal”, destacou o prefeito Edvaldo Nogueira.
O reitor do Centro Universitário Estácio, Bruno Antunes das Chagas, elogiou a ação da Prefeitura. “Esse projeto casa completamente com os valores e com a missão da instituição. A missão da Estácio é educar para transformar, então através dos professores e dos nossos alunos que estão prestes a se formar, todos são supervisionados. Conseguimos ministrar cursos nas mais diversas áreas e todos possuem certificação da Fundat, chancelada pelo Centro Universitário”, disse.
Oferta
Os cursos e oficinas foram divididos por eixos que contemplam diversas áreas, entre elas Gastronomia, Informática, Marketing e Empreendedorismo. Do total de vagas oferecidas, 870 são para cursos livres que serão ministrados pela própria Fundat em suas Unidades de Qualificação Profissional (UQP’s), espalhadas pela capital, e em instituições parceiras. As demais, 1.970, serão distribuídas entre as oficinas disponibilizadas em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Centro Universitário Estácio, estas realizadas na Escola do Legislativo e na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Sergipe (SRT/SE), e com o Home Center Ferreira Costa.
“Tendo em vista a grande demanda que existe no mercado de trabalho por profissionais qualificados, estamos oferecendo esses cursos e oficinas de capacitação. A gestão do prefeito Edvaldo Nogueira prima por isso. Todos os cursos são certificados, o que dá credibilidade tanto a Fundat, quanto ao capacitado. Dividimos os cursos por eixos e as pessoas poderão se inscrever nas áreas de interesse. Todos os cursos e oficinas estão sendo disponibilizados de maneira gratuita. Entre os meses de maio e junho oferecemos cerca de seis mil vagas e a partir de setembro novas oportunidades serão divulgadas”, explicou a presidente da Fundat, Edivaneide Lima.
As inscrições se iniciam a partir de quinta-feira, 1º, podendo ser realizadas na sede da Fundat, localizada no calçadão da rua João Pessoa, 127, Centro, ou na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) onde ocorrerá o curso. Os interessados devem comparecer de segunda a sexta, das 07h às 17h, munidos do RG, CPF, Número de Identificação Social (NIS), comprovante de residência (com CEP de Aracaju) e declaração de escolaridade (ou histórico escolar). Para os cidadãos que tiverem entre 14 e 17 anos, será obrigatório o acompanhamento dos pais ou responsável, que também devem apresentar o RG e CPF.
Para a assistente de Relacionamento de Marketing do Ferreira Costa, Carla Sobral, a iniciativa da Prefeitura aproxima os aracajuanos das empresas. “Nós, por exemplo, já trabalhávamos com capacitação e qualificação profissional, mas recentemente tivemos um estalo de firmar a parceria com a Fundat e poder fortalecer o elo com a população, expandindo nosso trabalho e alcançando o maior número de pessoas nas áreas de Construção Civil, Casa e Ambiente. Além disso, nosso setor de Recursos Humanos já buscava a Fundat durante as seleções, então o órgão municipal já tem prioridade de encaminhar profissionais. Esse filtro será ainda mais fortalecido”, afirmou.
Com informações são da PMA