Três mulheres foram assassinadas durante o final de semana em Sergipe. O caso mais recente aconteceu por volta das 22 horas deste domingo (26) no bairro Coqueiral, na zona norte da capital. A marisqueira Maria Givaneide dos Santos, 43, foi morta a facadas e o principal suspeito é o marido dela, Valmir Celestino dos Santos, o “Tiquinho”, que se encontra foragido. A informação é que o relacionamento do casal sempre foi marcado pela violência e o acusado chegou a ser condenado a cumprir pena alternativa, tendo sido aplicadas ainda medidas protetivas em favor da mulher.
As circunstâncias do assassinato ainda estão sendo investigadas pelo Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP). O crime aconteceu na rua Laudelino José Leal, após um desentendimento entre vítima e acusado. Givaneide foi esfaqueada pelo companheiro, que fugiu após o ocorrido. Ela ainda chegou a ser socorrida e encaminhada com vida até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado e depois liberado para o sepultamento.
Em outubro de 2012, Valmir chegou a ser preso acusado de esfaquear e agredir Givaneide. Ele respondeu pelo crime de lesão corporal e chegou a ser condenado a cumprir uma pena alternativa. Meses depois, o acusado voltou a ameaçar a vítima.
Em março do ano passado, a justiça chegou a determinar o afastamento do acusado da residência e a obrigação de manter uma distância mínima de 200 metros da mulher. No entanto, a aplicação da medida protetiva acabou suspensa no início deste ano. O caso ainda em andamento e existe audiência marcada para esta quarta-feira (29).
Outros casos
No início da manhã do sábado (24), na zona rural de Moita Bonita uma agricultora fazia a ordenha de algumas vacas, na companhia do marido, quando foi executada com um tiro durante um assalto. A informação é que o latrocínio foi praticado por dois homens que fugiram levando uma moto.
Já em Aquidabã, uma mulher foi assassinada pelo companheiro, que é ex-presidiário, com um tiro de espingarda. O criminoso prestou socorro a vítima e depois de deixá-la no hospital do município, fugiu tomando rumo ignorado.