Mais um ano se encerra, e com ele muitos sonhos que foram realizados. Agora chegou o momento de traçar novos objetivos e viver mais um encerramento de ciclo. Nesse final de ano, cada lugar do mundo tem a sua peculiaridade para comemorar a chegada do novo ano com base em sua cultura.
No Brasil, a virada de um ano para o outro é chamado de ‘’Réveillon’’, sendo celebrado dia 31 de dezembro. A palavra faz referência ao verbo francês Réveiller, que significa despertar, acordar, reanimar.
Essa é uma data considerada feriado nacional, e acontece em diversos lugares do país. Em muitos estados, acontecem festas com shows e apresentações no centro da cidade.
Separamos alguns símbolos e superstições para você ficar por dentro da tradição.
– Fogos, roupas e contagem regressiva
Os fogos de artifício são os principais símbolos da festa de virada do ano no Brasil, preenchendo o céu com luzes de diversas cores durante alguns minutos. Faltando exatamente 10 segundos para virar o ano, as pessoas iniciam uma contagem regressiva para brindar a chegada do novo ano.
Outro símbolo que é bem comum entre os brasileiros é o brinde feito com champanhe. Mas ainda existem outras superstições, como usar roupa branca durante a noite de ano novo; vestir lingerie nova e colorida (dependendo do que se pretende obter no ano que chega); pular 7 ondas do mar; comer 7 sementes de romã; comer um prato de lentilhas.
Conheça o significado de cada tradição brasileira
Vestir roupa branca
Independente de onde as pessoas passam o Ano Novo, a maioria acaba vestindo o branco. Isso porque essa é uma cor que simboliza a paz e esse é um dos pedidos mais desejados para novos ciclos.
Roupa íntima colorida
Cada cor representa um objetivo que se pretende alcançar no próximo ano. Por exemplo, o amarelo significa prosperidade; laranja, sucesso; verde, renovação, e por aí vai.
Pular 7 ondas do mar
Para aqueles que passam a virada na praia, pular sete ondas à meia-noite é ritual obrigatório. Acredita-se que os caminhos estarão abertos para o próximo ano.
Comer 7 sementes de romã
Muitos brasileiros acreditam que as sementes de romã consumidas na noite de Réveillon e guardadas na carteira trazem abundância e fertilidade durante o ano todo.
Entenda a origem dos rituais de Ano Novo no Brasil
Foi com a introdução do calendário gregoriano, no Ocidente, em 1582, que o primeiro dia do Ano Novo passou a ser comemorado em 1° de janeiro. Assim como nas comemorações atuais de Ano Novo, as celebrações desta época também representavam a esperança. Porém, hoje as pessoas costumam pedir muito dinheiro e prosperidade, antigamente, o que pediam era alimento.
Já o termo ‘’Réveillon’’, surgiu no século 17, na França, e representava festas da nobreza que costumavam durar a noite toda. Nessa época, não existia uma data fixa para comemorar a virada de ano.
Nesse mesmo século, as festas foram adotadas pela nobreza de diversos lugares do mundo, sendo todas influenciadas pela cultura francesa. A nobreza do Brasil abraçou essa tradição, mas o sincretismo religioso fez com que as comemorações adicionassem novos costumes e comidas.
Fonte: O Imparcial