A partir de sexta-feira, 30, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos em seus benefícios diretamente nas agências dos Correios.
Com mais de 5 mil agências próprias habilitadas em todos os estados, os Correios oferecem uma estrutura pública essencial para promover a inclusão social e garantir um atendimento humanizado, seguro e gratuito.
A iniciativa amplia de forma significativa a rede de atendimento presencial para beneficiários do INSS, especialmente em localidades sem unidades próprias do instituto.
O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, destacou que a medida visa garantir que nenhum cidadão fique sem acesso ao direito de contestar descontos indevidos. “Estamos ampliando o acesso, reduzindo barreiras e oferecendo um caminho mais direto para resolver o problema dos descontos indevidos que lesou aposentadas e aposentados brasileiros.”
O que poderá ser feito?
Nas agências habilitadas, os cidadãos poderão:
- Consultar se houve descontos não autorizados;
- Requerer a contestação desses valores;
- Confirmar autorizações legítimas;
- Acompanhar o resultado das contestações;
- Analisar documentos apresentados por associações;
- Imprimir protocolos com orientações para acompanhamento digital.
O atendimento está sendo realizado apenas pelos canais oficiais:
- Pelo aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS)
- Pelo site do INSS
- Pela Central 135
- A partir do dia 30 de maio, pelas agências dos Correios.
A lista completa das unidades habilitadas está disponível no site dos Correios.
Fonte: Exame.