ARACAJU/SE, 16 de novembro de 2024 , 20:35:58

logoajn1

Confira curiosidades marcantes sobre o Coliseu, um dos cartões-postais mais famosos e visitados do mundo

 

O Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano, é uma das estruturas mais icônicas da Roma Antiga. A Encyclopaedia Britannica (plataforma de conhecimento geral baseada no Reino Unido) diz que sua construção começou entre 70 e 72 d.C., durante o governo do imperador Vespasiano. Ele foi concluído em 80 d.C. sob o comando do imperador Domiciano.

Por que o Coliseu foi construído

Após o incêndio devastador em Roma em 64 d.C., o imperador Nero decidiu construir um edifício suntuoso, o Domus Aurea, “um palácio magnífico para si mesmo”, como conta o site oficial do Coliseu.

A construção incluía jardins e um lago artificial, mas essa obra exclusiva para a corte gerou descontentamento entre os cidadãos. Assim, quando Nero foi deposto, Vespasiano subiu ao trono e decidiu “demolir o complexo do palácio de Nero e ordenou que o Coliseu fosse construído no que havia sido um lago artificial”.

Esse novo anfiteatro, aberto ao público, tinha a intenção de ser um local de entretenimento acessível a todos os habitantes de Roma e, ao mesmo tempo, distanciar o novo regime das extravagâncias de seu antecessor.

Os 6 fatos importantes sobre o Coliseu de Roma

O Coliseu tem formato oval, medindo 189 metros de comprimento, 156 metros de largura e 48,5 metros de altura, como descreve o site oficial do edifício romano. O edifício inteiro cobre uma área de 2,4 hectares. Atualmente, ele atrai mais de 7 milhões de visitantes por ano, o que o torna um dos monumentos mais visitados do mundo. A seguir, veja mais sobre a imponente construção do Coliseu:

  1. Afinal, como o Coliseu foi construído?

As atividades para erguer o Coliseu começaram em 72 d.C., a mando do imperador Vespasiano, em um terreno ocupado anteriormente pelos chamados jardins da Casa Dourada de Nero.

O projeto fazia parte de uma série de construções que buscavam restaurar a grandeza de Roma após a turbulência da guerra civil enfrentada pelo império.

Para garantir a estabilidade do edifício, foram usadas fundações de seis metros de profundidade, construídas para resistir a terremotos, diz a fonte histórica, como explica a Encyclopaedia of World History (plataforma on-line de conhecimento histórico).

  1. Na inauguração do Coliseu, houve um espetáculo que durou 100 dias

O Coliseu abriu suas portas em 80 d.C. sob o comando do imperador Tito, filho de Vespasiano, com um espetáculo de gladiadores que durou 100 dias. Essa inauguração marcou o início de uma tradição de entretenimento que envolveu milhares de pessoas.

De acordo com o site do Coliseu, o monumento era o maior anfiteatro da Roma Antiga, com capacidade para 50 a 80 mil espectadores.

  1. Qual foi o material usado na construção do Coliseu?

A obra foi feita principalmente usando calcário extraído nas proximidades, enquanto as paredes internas eram feitas de tijolos, concreto e pedra vulcânica (tufo), o que conferiu ao edifício grande resistência e estabilidade.

Conforme descrito na Encyclopaedia Britannica, a estrutura também apresentava um sistema de abóbada feito de pedra-pomes, um material mais leve, que facilitou a construção de algo tão monumental.

  1. Mais de 400 mil pessoas morreram dentro do Coliseu

Os espetáculos no Coliseu serviam para divertir o povo e eram uma forma de demonstrar o poder e a generosidade dos imperadores.

A enciclopédia histórica acrescenta que esses eventos incluíam lutas de gladiadores, caçadas de animais e até batalhas navais. Os jogos eram uma oportunidade para o povo romano ver o imperador pessoalmente, enquanto eram exibidos espetáculos em grande escala, desde lutas sangrentas até execuções públicas.

Durante os 350 anos em que o Coliseu foi usado para espetáculos, estima-se que 400 mil pessoas morreram em suas arenas, incluindo gladiadores, escravos e prisioneiros. De acordo com o site oficial do monumento, essas execuções públicas e combates violentos faziam parte dos eventos oferecidos à população romana.

  1. Os animais que estavam dentro do Coliseu durante sua Era de Ouro

Várias espécies de animais participavam das apresentações dentro do Coliseu, tanto em caçadas simuladas quanto em execuções.

De acordo com o site oficial do monumento, animais como leões, tigres, ursos, elefantes, crocodilos e girafas faziam parte dos espetáculos, aumentando a atratividade e a violência dos eventos.

  1. O que existe na área subterrânea do Coliseu?

Já sob a arena ficava o Hypogeum, uma complexa rede de túneis e câmaras onde gladiadores, prisioneiros e animais eram alojados antes de entrarem no palco. De acordo com o site do edifício romano, a estrutura tinha 80 poços verticais e alçapões para permitir a entrada surpresa de pessoas, animais e elementos cênicos durante os espetáculos.

Fonte: National Geographic Brasil

 

Você pode querer ler também