ARACAJU/SE, 22 de dezembro de 2025 , 12:18:59

Para a maioria do Nordeste, Brasil de simpatia e “cartão postal” ainda é nossa melhor imagem no Exterior

 

Um povo que se destaca pela simpatia, alegria e hospitalidade. Assim é a imagem com a qual os brasileiros acreditam serem vistos em outros países, revela a última Pesquisa Observatório Febraban, realizada entre os dias 15 de novembro e 2 de dezembro deste ano, em uma amostra de 3 mil pessoas, das cinco regiões do país.

No Nordeste, a simpatia é o atributo mais citado, com 27%, seguida de alegria (24%) e hospitalidade (19%).

Outra questão levantada pela pesquisa mostra que o Brasil de “cartão postal” que atrai o estrangeiro é formado principalmente por futebol, carnaval e natureza e belezas naturais.

Na região Nordeste, o futebol é citado como o principal símbolo do país no Exterior (26% das menções), seguido por carnaval (18%) e natureza (15%). Ao mesmo tempo, o turismo está entre as principais áreas que fazem parte da “marca” do Brasil no cenário internacional.

Para 89% da população do Nordeste, o Brasil é um bom país para fazer turismo; apenas 10% responderam ao contrário. Em 2025, o Brasil alcançou oito milhões de turistas internacionais, o que representa crescimento de mais de 40% em relação a 2024.

“O retrato obtido na pesquisa expressa uma imagem majoritariamente favorável, centrada na autoconfiança da população sobre suas qualidades e capacidade de acolhimento. Esse resultado pode dizer muito mais sobre como o brasileiro se vê do que como ele é efetivamente visto nos outros países”, explica Marcela Montenegro, diretora do Ipespe.

Sobre o Observatorio Febraban

O Observatório Febraban – Pesquisa Febraban Ipespe foi lançado em junho de 2020 com objetivo de se tornar uma fonte de informações sobre as perspectivas da sociedade e o potencial impacto econômico-financeiro, ouvindo a população e estimulando o debate em diversos setores. Com periodicidade trimestral, a iniciativa é parte de uma série de medidas da Febraban para ampliar a aproximação dos bancos com a população e a economia real, de forma cada vez mais transparente.

Fonte: Assessoria de Imprensa

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