Lamento informar: a responsabilidade com a informação foi pras cucuias. Mas, alto lá: isso não da parte de quem trabalha com ela, se dedica a ela e se esforça para, profissionalmente, levar à população uma informação qualificada, devidamente checada e comprovada. Mas é que tem gente que acha que não é necessário respeitar mais nada. E, por um prisma enviesado, essas pessoas acreditam mesmo que têm razão. Mas deixa a coluna contextualizar. Como deve fazer quem trabalha com informação, o colunista consome de tudo um pouco. Para ficar no básico, no televisivo, vai desde Silvio Santos a debates filosóficos na TV Cultura – aqui pela Aperipê – transita por novelas, séries, filmes, esportes, desenho animado e o escambau. E, nessas zapeadas da vida, acompanhou interessante debate no Conversa com Bial, da Globo, na noite da última segunda, 15. Parece, agora, que era um prenúncio. Sem alongar: o jornalista debatia com especialistas se a chegada e evolução da Inteligência Artificial anularia a necessidade de nós, humanos, pensarmos, uma vez que as máquinas, devidamente inteligentes, fariam isso por nós. E se, após esse estágio, a Inteligência Artificial se tornaria tão mais “inteligente” do que nós que, com isso, passaríamos a ser dispensáveis. Opiniões contrárias, favoráveis, mais ou menos, enfim, como todo bom debate deve ser. E aí, numa dessas, eis que alguém levanta o tema: “mas pera lá! As fakenews já estão manipulando as pessoas”. E de forma doentia, diga-se de passagem. E quem acha que elas são apenas fruto da mente de quem já é doente, absurdamente nojento e FDP, é preciso levar em consideração que as “máquinas”, travestidas de aparelhinhos e seus incríveis aplicativos, já manipulam a humanidade a partir da falta de ética de alguns, que têm coragem até de gravar áudios em nome de parentes, para “informar” uma mentira que alcança níveis inimagináveis, abalando uma sociedade inteira e afrontando conceitos básicos, como o respeito ao estado de saúde alheio e a família das pessoas. Retornando ao debate lá do Bial, um ponto que emergiu é que, para que a Inteligência Artificial, quando atingir no seu ápice, não se volte contra os humanos, é preciso que elas tenham senso moral apurado. Mas que, para isso, será preciso que a humanidade eleve suas avaliações morais, éticas e de empatia. Porque do jeito que está, existindo no mundo gente que fica feliz em anunciar as dores alheias, no dia em que a Inteligência Artificial for, de fato, mais inteligente do que nós, a primeira coisa que ela fará será se livrar de nós. Sem pena, sem dó, sem vingança ou coisa que o valha. Elas, as “máquinas”, se livrarão de nós porque – ao menos até aqui – não somos capazes de usá-las para o bem. Pura e simplesmente…
Bom sinal
Mesmo diante da gravidade do quadro de saúde do ex-governador João Alves, é importante ressaltar que a comoção no entorno de sua internação é um fato. Mesmo que muitas informações falsas e maldosas tenha sido espalhadas, as reações de apoio e de solidariedade, com orações pelo seu restabelecimento, foram muito mais intensas e presentes. Prova de que o Negão segue bem quisto dentre os sergipanos. Da coluna, os desejos de melhoras, sempre!
Ói ele!
Deu as caras, finalmente, o ex-deputado federal e presidente estadual do PSB, Valadares Filho, ao assumir que, se precisar, será novamente candidato a prefeito de Aracaju. Baseou sua afirmação no fato de já ter encarado esse desafio, além de já também ter disputado eleição para governador, a última, e ter passado ao segundo turno, polarizando as disputas das quais participou. Agora, o detalhe é que a história de que o PSB “prepara candidatura” é milonga… se prepara, prepara Valadares Filho como candidato, ora pois!
Sem noção
Alguns ataques que pululam na internet contra o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) em relação a seu voto favorável pela reforma da Previdência partem justamente daqueles que, até bem pouco tempo, louvavam sua postura mais a esquerda, especialmente no já longínquo impeachment de Dilma Roussef (PT). Ou seja: além de querer cercear a liberdade de opinião do parlamentar, seus críticos são um bocado ingratos, né não?
Boa nova
A Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (ACESE), lançará na próxima segunda, 22, um novo serviço com mais de 100 empresas que já firmaram parceria e que darão desconto de até 40% em seus produtos e serviços: o Cartão de Benefícios ACESE Total. Mais uma do irrequieto Marco Pinheiro, presidente da ACESE, que tem feito um belo trabalho desde que assumiu a associação.
Transmissão de cargo
É nesta quarta, 17, que a prefeitura de Estância troca de comando. Sai o prefeito Gilson Andrade (sem partido) e entra a sua vice, Adriana Leite (PRB). Gilson tirará breve licença, que vai até o dia 31, para descanso. Assim, Adriana comandará a idade pelo prazo exato de 15 dias.
Falando nela
No caso, a cidade de Estância, interessante reverberar a fala do reitor da Universidade Tiradentes (Unit), Jouberto Uchôa, que rasgou elogios ao município, destacando sua importância e sua força para Sergipe. “Ninguém derruba Estância”, disse Uchôa, durante evento de inauguração de ampliação da Unidade de Saúde Leonor Barreto Franco, no bairro cidade nova, através de uma parceria entre a Unit e a prefeitura de Estância. O prefeito Gilson Andrade ouviu feliz as palavras elogiosas à cidade que administra.
PT também vai
E finalmente está fechado o quadro eleitoral para a eleição suplementar de Riachão do Dantas. É que o PT promoveu sua Convenção Partidária, na Câmara de Vereadores de Riachão, e homologou os nomes de Pedro da Lagoa (PT) para prefeito e José Dorieds Santos Ribeiro (SD) para o cargo de vice-prefeito. Vale lembrar que, nesse caso, Pedro quer tentar sua permanência no cargo, uma vez que está prefeito interino desde a cassação da prefeita Gerana Costa (Avante).